Programa de Castrações abre inscrições para novos bairros em Pindamonhangaba 

Desta vez, os bairros Cidade Jardim, Jardim Princesa, Lago Azul e Araretama, poderão realizar as inscrições a partir do dia 23 de julho


Programa de Castrações abre inscrições para Cidade Jardim, Jardim Princesa, Lago Azul e AraretamaPrograma de Castrações abre inscrições para Cidade Jardim, Jardim Princesa, Lago Azul e Araretama (Foto : Divulgação)

Em Pindamonhangaba, o programa de castrações executado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal (Cepatas) da Prefeitura, irá realizar as inscrições no dia 23 de julho para os bairros Cidade Jardim, Jardim Princesa, Lago Azul e Araretama.

Serão oferecidas 100 vagas, preferencialmente para fêmeas. As inscrições vão acontecer às 9 horas no Centro Comunitário do Cidade Jardim (Rua Professor Wilson Pires César s/ número). Os interessados levar comprovante de residência, CPF, RG e cadastro único, além de ser obrigatório a utilização da máscara. Não é necessário levar o animal para a realização da inscrição.

Serão atendidos até dois animais por residência. Após a inscrição, a equipe do Cepatas vai entrar em contato com o tutor do animal informando dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.

Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura são microchipados. Isso significa que os animais serão monitorados por meio de uma plataforma doada para a Prefeitura pela My Track Pet. É um sistema no qual o microchip está atrelado ao CPF do tutor, funcionando como um GPS dos animais.

Desta forma, com o microchip, a Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, há mais chances de localizá-lo ou, se por alguma razão esse animal sofrer maus tratos ou for abandonado, a localização do tutor responsável também fica facilitada.

As castrações para cães e gatos realizadas pela Prefeitura acontecem por região específica a cada mês. Até o final do ano a expectativa é realizar a castração de mil animais em todo o município. O programa já beneficiou bairros como: Ribeirão Grande, Goiabal, Bem Viver, Castolira, Vila Rica, Mombaça, Jardim Rezende e outros, evitando crias indesejadas e aumento do abandono.