Quatro dicas para fazer bons negócios em leilões online


Os leilões, principalmente os online, têm feito grande sucesso entre os consumidores por conta do seu preço mais acessível em relação ao mercado. Em tempos de crise, esse modo alternativo de adquirir imóveis, carros e outros produtos permite que os brasileiros consigam fazer um bom negócio sem precisar gastar muito. 

Apesar de ser uma excelente opção de compra, é preciso estar atento a alguns detalhes antes de começar a investir no leilão online. Veja, abaixo, algumas dicas que selecionamos para você! 

Leia com atenção os termos do leilão

Antes mesmo de se inscrever em um leilão online, é imprescindível ler o edital e as condições de pagamento que a empresa oferece. Depois de escolher o produto desejado, antes de dar o lance, confira todos os documentos e colha todas as informações necessárias para ter mais confiança no momento da compra. 

Se for comprar um imóvel, visite o local antes

Se você deseja comprar um imóvel, a dica é visitá-lo antes de dar o lance. Em leilões extrajudiciais, ou seja, aqueles que são feitos por uma gestora sem o intermédio do Estado, a visita ao imóvel normalmente é agendada pela empresa que oferece o leilão dois ou três dias antes dos lances terminarem. 

No caso dos leilões judiciais, aqueles que estão sendo penhorados, a visitação pode demorar um pouco, já que todos os termos são feitos via processo judicial. Por conta disso, a dica é agendar uma visita com mais antecedência e, caso não consiga agendar uma data, ligue para a gestora do leilão para tirar qualquer dúvida a respeito do imóvel. 

Pesquise a reputação de quem está leiloando

É de extrema importância saber qual é a reputação do vendedor, seja ele uma pessoa física ou jurídica. Pesquise em sites, ligue na empresa ou busque recomendações do gestor. No caso do leilão online, veja se o site da empresa é transparente, de fácil navegação, se tem informações de fácil acesso e opte por gestoras que possuem experiência no mercado de leilões. 

Planeje-se com antecedência

Faça o cadastro e a habilitação no leilão com antecedência, pois, em alguns casos, a empresa responsável pode demorar até 24 horas para liberar a sua inscrição. Não deixe para o último dia, pois você pode perder uma boa oportunidade.