A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), através dos servidores públicos municipais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) lida, diariamente, com diversas ocorrências, cujo principal objetivo é salvar vidas, em casos simples e outros mais complexos, ao garantir o bem-estar do cidadão e a qualidade no atendimento.
O SAMU 192 tem como finalidade prestar socorro à população em geral, em casos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, 24 horas por dia. O serviço, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal foi criado em 2003 e faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, instituída no Litoral Norte, em 22 de Novembro de 2010.
Em nove anos de existência, o SAMU São Sebastião possui uma estrutura composta pela Central de Regulação Operacional, responsável pela regulação das ocorrências nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião (Litoral Norte) que atende em média 4.800 solicitações/mês.
A estrutura física é composta por cinco bases descentralizadas, com cinco ambulâncias de Unidades de Suporte Básico (USB) e uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado- UTIs Móveis (USA). Conta, ainda, com 63 profissionais que tripulam as unidades móveis de urgência, sendo 20 técnicos de Enfermagem, 30 condutores-socorristas de veículo de emergência, seis enfermeiros, 14 médicos, quatro rádios operadores e 11 Técnicos Auxiliar de Regulação Médica, além da área administrativa e coordenadores, todos capacitados, em sua área de atuação,vem atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.
Ao todo, o SAMU São Sebastião dispõe de 112 profissionais que atuam em áreas de regulação das ocorrências, administrativo e operacional. Além disso, o SAMU desenvolve projetos junto à comunidade e à secretaria da Educação (SEDUC), provendo conhecimento e preparando o cidadão para prestar os primeiros socorros, em situação de emergência, até a chegada dos profissionais qualificados que darão continuidade ao atendimento.
Entre os projetos desenvolvidos estão o "SAMU nas Escolas", que abrange a qualificação e preparo de professores, inspetores e outros profissionais da área a prestar o atendimento de primeiros socorros; "SAMU Cidadão", que tem como objetivo levar aos munícipes técnicas básicas de primeiros socorros; e o
"SAMU Educação", em que graduandos em Enfermagem capacitam os alunos do último semestre à contribuírem como multiplicadores, em conjunto com o projeto SAMU na Escola.
O SAMU está focado em oferecer boa qualificação e levar informações para pessoas, até mesmo em lugares distantes, que estejam carentes dos conhecimentos básicos que podem ajudar a salvar vidas.
Lei Lucas
Sancionada em 2018, a lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros, quando necessário, em seu corpo discente (denominação dada ao conjunto de alunos que participam do processo de aprendizagem). O objetivo é capacitar profissionais que lidam constantemente com crianças para que tenham as condições necessárias ao atuar em situações de emergência.