Na manhã desta quinta-feira (03), a Prefeitura de São José dos Campos anunciou que a nova gestão do transporte público urbano na cidade contará com frota urbana 100% elétrica e sustentável.
A frota será composta por até 437 ônibus no modelo padron, 100% elétrico, com ar condicionado, carregador USB e zero quilômetros, e São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a operar o transporte público coletivo neste modelo.
O edital para a locação dos veículos foi publicado na última sexta-feira (25) pela Urbam (Urbanizadora Municipal), que será responsável pela gestão do contrato de locação, além dos serviços de manutenção preventiva e corretiva dos veículos e do sistema de carregamento e geração de energia.
Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 29 de março. E a estimativa é que em outubro o novo sistema já esteja em operação.
Como previsto no edital anterior, o novo sistema prevê a ampliação no número de veículos e linhas, como estabelecido nas audiências públicas realizadas no ano passado, garantindo maior conforto, frequência e menor custo estão preservados.
Além da aquisição da frota e infraestrutura, a Urbam também será responsável pela gestão financeira e pelos meios de pagamento do transporte público na cidade. A Prefeitura fará uma nova licitação para contratação da operação do sistema. Os contratos terão duração de dez anos.