São Sebastião é certificada como "Município Resiliente"

Em reconhecimento ao seu compromisso com a segurança e bem-estar de seus habitantes


Em uma cerimônia marcante, promovida pela Defesa Civil do Estado, São Sebastião recebeu na última quinta-feira (22) o cobiçado certificado de "Município Resiliente". O evento, que contou com a ilustre presença do governador Tarcísio de Freitas e outras autoridades, teve como objetivo celebrar a assinatura de convênios para obras e ações de equipamentos, além da inauguração de importantes projetos e a entrega do prestigioso Prêmio Municípios Resilientes.

O Programa "Municípios Resilientes", instituído por meio de um Decreto Estadual em 2019, tem se mostrado um poderoso incentivo para que os municípios paulistas adotem políticas e ações voltadas à redução de riscos de desastres. O programa avalia e certifica os municípios com base em critérios rigorosos, oferecendo acesso prioritário aos recursos públicos da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, viabilizando assim a realização de obras preventivas, estudos e aquisição de equipamentos.

São Sebastião, situada no Litoral Norte e uma das três cidades da Região Metropolitana a receber essa honraria, se orgulha de ser a 82ª cidade entre as 645 do Estado de São Paulo a conquistar o título de "Município Resiliente". Essa conquista é o fruto de um trabalho árduo e dedicado em implementar medidas efetivas para a redução de riscos de desastres, visando sempre a segurança e o bem-estar de seus habitantes.

Durante sua fala, o governador Tarcísio fez questão de destacar o prefeito Felipe Augusto e cumprimentar os demais prefeitos presentes, ressaltando a parceria existente com São Sebastião. Ele enfatizou o trabalho incansável e eficiente realizado pela prefeitura no enfrentamento dos desastres ocorridos no início deste ano, quando fortes chuvas assolaram a região, resultando em destruição, deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos. Essa tragédia causou comoção em todo o país, com um triste saldo de 64 óbitos e uma pessoa ainda desaparecida. Além disso, cerca de 35 quilômetros de infraestrutura foram completamente devastados. Em meio a essa adversidade, a cidade acolheu e auxiliou milhares de pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas, oferecendo abrigos temporários e programas de recâmbio social e auxílio-aluguel.