Nesta quinta-feira (22), o Secretário de Estado da Agricultura Itamar Borges, fez uma visita ao Departamento de Agricultura de Pindamonhangaba para anunciar novas parcerias com o município. O prefeito Dr. Isael Domingues foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, e a visita contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, João Bosco Andrade Pereira e secretários e vereadores municipais.
O propósito da visita do Secretário em Pindamonhangaba e Taubaté, foi conhecer e analisar as condições das unidades do setor de cada município, para que em uma parceria com as Prefeituras Municipais, possam melhor estruturar o espaço e trabalhar também na recuperação e mapeamento das estradas rurais. Além disso, a FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, juntamente com o Sindicato Rural, vão lançar um Programa de Segurança do Campo, oferecendo suporte nas questões administrativas, saúde e segurança.
Borges comentou também sobre a parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba e a Secretaria para a ocupação do prédio da CATI. "Acreditamos que será importante essa parceria, não apenas para a Prefeitura que poderá trazer para cá alguns de seus departamentos ligados, como também para a Secretaria, pois, com a saída de muitos colaboradores, o prédio acabou ficando com espaços ociosos".
De acordo com João Bosco Andrade Pereira, levar a sede do Sindicato Rural para o prédio da CATI era um desejo antigo da diretoria. "O prédio da CATI tem uma história de atendimento ao produtor rural na cidade, além de grande importância para a agropecuária da região. A instalação da sede do Sindicato nele, fortalece o trabalho da instituição em prol do produtor", afirmou.
Também foi comunicado pelo Secretário da Agricultura, que na próxima terça-feira (27), o Governo de São Paulo vai anunciar um grande investimento para as unidades de pesquisa do estado, incluindo a de Pindamonhangaba. Em um período de cinco meses, tendo início em 1 de agosto até 31 de dezembro, o investimento de 52 milhões, será o maior da história voltado para área.
Chiquinho Maturro, Presidente da Agrishow, uma das maiores feiras internacionais de tecnologia agrícola do país, comenta que está muito feliz com o restabelecimento das parcerias, e afirma que o trabalho integrado é de extrema importância.
"A agricultura é uma só e a nossa Secretaria também, pois ela é do Estado de São Paulo então deve ser de todos. As parcerias são super importantes, pois juntos somos mais úteis, quando separamos as coisas elas andam mais devagar e isso não é bom para nós e nem para o país, e o país tem que caminhar unido", finaliza.