Suzano incentiva ações virtuais de voluntariado durante a pandemia

A empresa desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas à distância


A Suzano coloca o trabalho voluntário como forma de promover o exercício da cidadania e o protagonismo social para construção de um mundo melhor.  Por meio do Voluntariar, a companhia reinventou e adaptou diversas atividades para que mesmo durante pandemia, os colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros continuem realizando ações sociais.

O Guia de Ações de Voluntariado Remoto, criado pela Suzano, apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas.

Uma das principais ações desenvolvidas é a Acolhida Voluntária, que cria uma rede de pessoas que vão se conectar semanalmente, levando acolhimento, amor, solidariedade, orientação, empatia e bom humor. Compras solidárias também é uma das ideias propostas, em que o objetivo é fazer compras de produtos essenciais de estabelecimentos, como mercado e farmácias, e ajudar aqueles que mais precisam, evitando aglomerações nesses locais.

Motivada pelo E-duca, a colaboradora Renata Lima Pentagna Guimarães, coordenadora de suprimento da Unidade de Jacareí, realiza ações voluntárias para facilitar círculos de prática de comunicação empática (CNV) pela internet. A partir de sua iniciativa, 20 pessoas são beneficiadas com seu trabalho voluntário. Renata também é voluntária na administração de uma comunidade que estuda e propõe opções de ensino à distância humanizado e acessível.