Taubaté investe mais de 90 mil na compra de passagens sociais

A estimativa é que 417 pessoas estejam em situação de rua, segundo dados do Cadastro Único


Cerca de 70 pessoas em situação de rua retornaram para suas cidades de origem, desde o dia 15 de março, data da retomada da compra das "passagens sociais" pela Prefeitura de Taubaté. A ação estava suspensa no município desde 2015.

A compra dos bilhetes se tornou possível em razão de um contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Pássaro Marron, por um período de 12 meses, no valor de R$ 93 mil.

A ação foi retomada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social no dia 15 de março. As solicitações podem ser feitas para as cidades de Aparecida, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Cruzeiro, São José dos Campos e São Paulo, através do Centro Pop, um dos serviços que compõem a rede socioassistencial da cidade.

A concessão das passagens dependerá de uma avaliação técnica do pedido, que analisará aspectos como levantamento social, contato prévio com familiares ou com serviços socioassistenciais do município de destino.

A cidade de São Paulo foi o destino mais procurado pelas pessoas em situação de rua, que escolheram retornar para o convívio familiar. A média de tempo entre a solicitação e a compra do bilhete é de um a dois dias, dependendo da demanda.