Via Vale Shopping recebe exposição de brinquedos dos anos 80

Exposição Baú Encantado reúne mais de 200 peças e pode ser visitada a partir desta quinta-feira, dia 23


Os anos 80 ainda remetem a saudade. Parece que foi ontem que essa década reinventava a moda, ousava no cinema, na música e nas brincadeiras que estimulavam o convívio com outras crianças. Quem cresceu nessa época vai reviver a infância na exposição “Baú Encantado”, que chega nesta quinta-feira, 23, ao Via Vale Garden Shopping.

Garimpando feiras de antiguidade Brasil afora, o Erik Rodrigo, um colecionador de São José Dos Campos, encontrou raridades esquecidas pela memória de meninos e meninas que cresceram e deixaram os brinquedos de lado e decidiu reunir a nostalgia numa incrível coleção.

Com mais de 200 peças encontradas ao longo dos últimos oito anos, autênticos exemplares da infância dos anos 80, entre brinquedos, jogos, games e discos, o acervo virou uma exposição.

Entre as peças, clássicos da infância como o “Genius”, um brinquedo que estimulava a memorização de cores e sons, exemplares da boneca Barbie dos anos 80, o “Pense Bem”, uma espécie muito tímida dos computadores atuais, o “Pula Pirata”, o simpático boneco “Fofão” e o enigmático “Cubo Mágico”, além de uma variedade de carros e bonecas que fizeram sucesso com a garotada na época.

Para os pais, a chance de mostrar aos filhos os brinquedos que fizeram parte da infância deles. E o colecionador garante que mesmo sem recursos tecnológicos as peças impressionam a criançada. “É incrível quando os adultos mostram os brinquedos para as crianças. Elas ficam encantadas. É uma descoberta para elas. Eu acho que a gente precisa resgatar essas brincadeiras de antigamente que proporcionavam uma interação maior entre as pessoas”, diz.

Para a gerente de marketing do Garden, Bruna Marcon, essa exposição permite que visitante que viveu na década de 80 recupere algo que acompanhou a infância dele. “Certamente, cada brinquedo vai remeter a um momento diferente. É reviver a infância, sem dúvida. E o mais bacana desse evento é mostrar para as novas gerações como o pessoal que cresceu décadas atrás brincava e se divertia”, diz.

O acervo fica em exposição até o dia 25 de setembro.