Estudo da Universidade de Pequim mostra que núcleo da Terra diminuiu a velocidade de rotação

Mudança pode afetar mar, clima e duração dos dias


Os sismólogos Xiaodong Song e Yi Yang, da Universidade de Pequim, descobriram que o núcleo do planeta Terra diminuiu a velocidade de rotação. O estudo foi publicado nesta semana e mostra que a novidade causará uma possível redução na duração dos dias.

A pesquisa, que estava sendo desenvolvida desde 1995, foi divulgada inicialmente na revista Nature Geoscience, na última segunda-feira (23). Os pesquisadores afirmaram estarem surpresos com o resultado. 

A mudança no movimento do núcleo pode afetar a forma como o planeta funciona. Segundo o artigo publicado, o núcleo costumava girar mais rápido do que a Terra em si e, conforme o apontaram os resultados, ele parou de girar mais rápido que o próprio planeta e se igualou à velocidade da crosta da Terra, possivelmente em meados de 2009.

Essa alteração está diretamente ligada à duração dos dias, uma vez que esses são calculados a partir da rotação do planeta. Além disso, também pode haver alterações no nível do mar, nos climas e na temperatura geral do planeta. 

E por fim, os sismólogos declararam que pode ocorrer modicações nos campos gravitacionais e magnéticos da Terra. Entretanto, eles afirmam que é necessário esperar para saber como e quando exatamente essas mudanças acontecerão.