Filipinas emitem alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,4 atingir ilha de Mindanau

Abalo sísmico ocorreu próximo à cidade de Manay, em Mindanau, e levou autoridades a emitir alerta de tsunami com ondas que podem chegar a três metros.


As autoridades das Filipinas emitiram um alerta de tsunami depois que um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu o sul do arquipélago nesta sexta-feira (10), provocando temor de destruição e novas réplicas. O tremor foi sentido na grande ilha de Mindanau, a segunda maior do país, por volta das 9h43 no horário local (22h43 de quinta-feira em Brasília).
 
 
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do abalo foi localizado a cerca de 20 quilômetros da cidade de Manay, a uma profundidade de 10 quilômetros. O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia alertou para o risco de um tsunami destrutivo, com ondas entre 1 e 3 metros, e recomendou que moradores das áreas costeiras do leste, centro e sul do país busquem imediatamente regiões mais altas.
 
O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA informou que ondas podem atingir até 300 quilômetros do epicentro, e estendeu o alerta para Indonésia e Palau, onde podem ocorrer elevações do mar entre 30 centímetros e 1 metro. Após o tremor principal, uma réplica de magnitude 5,9 também foi registrada em Mindanau, que abriga cerca de 25 milhões de habitantes.
 
Até o momento, não há registros de vítimas ou danos materiais, mas o medo de novas réplicas mantém a população em alerta.
 
O abalo ocorre duas semanas após um terremoto de magnitude 6,9 atingir a ilha de Cebu, deixando 72 mortos e cerca de 72 mil pessoas afetadas na cidade de Bogo, que tem aproximadamente 90 mil habitantes.