A Ford é a primeira marca a oferecer uma “máquina de venda” de carros na China, que permite ao consumidor escolher um modelo e agendar um test-drive por processo totalmente digital, com o uso de aplicativo – veja o vídeo. A novidade é a primeira ação criada a partir da parceria da Ford e da joint-venture Changan Ford com o Alibaba Group, maior empresa de comércio eletrônico daquele país, por meio de sua unidade dedicada ao varejo on-line, a Tmall, anunciada no final do ano passado.
Instalado em um edifício semelhante a uma máquina gigante de venda automática, o “Super Test Drive” fica na cidade de Cantão (Guangzhou). Ele dispõe de dez modelos para teste, incluindo os sedãs Mondeo (Fusion) e Taurus, os utilitários esportivos Kuga, Edge e Everest, além de veículos importados como o Explorer e o Mustang.
O objetivo é oferecer uma experiência mais conveniente e divertida com o automóvel. Os consumidores podem agendar um “Super Test Drive” de três dias com facilidade, usando os aplicativos Taobao ou Tmall Mobile. Basta escolher um modelo e o período do test-drive, enviar as informações pessoais e uma foto de rosto, pagar uma taxa e um depósito – e a reserva on-line está feita. Após o teste, se desejar o cliente pode ir a um distribuidor Ford para realizar a compra.
A parceria com a Tmall faz parte da estratégia da Ford de trabalhar com empresas líderes de tecnologia para criar novas experiências nas áreas de mobilidadeinteligente, Internet dos Veículos, marketing digital e inteligência artificial.