José Mourinho está provando que ainda é um dos melhores técnicos do mundo na AS Roma

O primeiro técnico a vencer a Liga da Conferência, a Liga Europa e a Liga dos Campeões em temporadas consecutivas


José Mourinho é um dos treinadores mais bem-sucedidos da história do futebol europeu e seu histórico nos últimos 20 anos fala por si só, com duas conquistas da Liga dos Campeões com o Porto e a Inter de Milão - onde também venceu a Serie A duas vezes -, três triunfos na Premier League com o Chelsea e um título do Campeonato Espanhol com o Real Madrid, algumas das honras de destaque em seu brilhante currículo.

No entanto, quando "The Special One" foi do Manchester United para o Tottenham Hotspur e para a AS Roma, o consenso entre muitos torcedores e especialistas em futebol era de que seu tempo no topo do esporte havia acabado. Teoricamente falando, cada um desses empregos é uma espécie de degrau abaixo do outro, mas Mourinho está reconstruindo rapidamente sua reputação na capital italiana.

Em sua primeira temporada no Stadio Olimpico no ano passado, Mourinho levou a Roma ao sucesso na Liga da Conferência Europa na primeira edição da nova competição de clubes da terceira divisão do continente - derrotando o Feyenoord da Holanda na final - e a equipe foi ainda mais longe nesta campanha, já que garantiu seu lugar na final da Liga Europa na Puskas Arena em 31 de maio.

Apesar de enfrentar o Sevilla, vencedor da segunda copa da Europa, a Roma é a leve favorita se você estiver procurando uma bet na final. No entanto, há muito pouco para separar os dois times, e ambos estarão confiantes ao embarcarem no avião para a Hungria no final deste mês, depois de já terem superado as probabilidades de vencer a Juventus e o Bayer Leverkusen, respectivamente.

A vitória da Roma sobre o Leverkusen foi uma exibição de Mourinho. O técnico português é conhecido por ser um mestre das artes das trevas desde que se tornou proeminente no Porto, há duas décadas, e ainda hoje consegue vencer jogos da mesma forma - recuando e defendendo, permitindo que os adversários tenham muita posse de bola e desperdiçando o máximo de tempo possível.

O técnico do Leverkusen, Xabi Alonso, deveria saber o que esperar por ter jogado sob o comando de Mourinho no Real Madrid, mas não havia nada que ele pudesse fazer para levar o time de volta ao empate após a derrota por 1 a 0 em Roma no jogo de ida.

No total, o time da Bundesliga alemã teve 72% de posse de bola e registrou 23 chutes durante os 90 minutos. Mas a Roma segurou o empate sem gols no que foi uma clássica aula de Mourinho e podemos esperar mais do mesmo em 31 de maio se a equipe italiana quiser prevalecer nas probabilidades de apostas na Liga Europa e vencer a copa pela primeira vez.

Vale a pena observar, a essa altura, que Mourinho nunca perdeu uma final de copa europeia em seis tentativas, vencendo o Celtic na Copa da UEFA (agora Liga Europa) e a Inter na Liga dos Campeões em anos sucessivos com o Porto, antes de vencer uma segunda Liga dos Campeões com a Inter, outra Liga Europa com o Manchester United e a Liga da Conferência com a Roma.

Além disso, o fantástico trabalho de Mourinho na Roma não passou despercebido no mundo do futebol em geral. Quem disse que ele estava acabado quando desembarcou na capital italiana pode ficar com o rosto vermelho, pois o técnico português é o favorito para assumir o cargo no Paris Saint-Germain no final da temporada.

O objetivo do PSG desde a aquisição pelo Catar em 2011 tem sido vencer a Liga dos Campeões e, com o histórico de Mourinho na competição continental, ele pode ser o homem que finalmente trará o famoso troféu de volta ao Parc des Princes. Quem sabe, talvez ele seja o primeiro técnico a vencer a Liga da Conferência, a Liga Europa e a Liga dos Campeões em temporadas consecutivas - um feito que talvez nunca seja igualado.