Morre Glória Maria, jornalista que marcou a TV brasileira

Glória foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019


Morreu hoje (2), no Rio de Janeiro, a jornalista Glória Maria. Considerada um ícone da televisão brasileira, a comunicadora havia recebido o diagnóstico de câncer no pulmão ainda em 2019.

Em nota, a Rede Globo - empresa na qual Glória fez carreira - confirmou a morte dela nesta manhã. "A jornalista Glória Maria morreu essa manhã. Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente, incialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias. Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais. Glória deixa duas filhas, Laura e Maria", informou a nota.

Mulher e negra, Glória Maria foi a primeira jornalista a entrar ao vivo na TV em cores durante o Jornal Nacional, fato histórico que marcou a comunicação no Brasil. Além disso, ela também viajou para mais de 100 países como repórter da Globo e entrevistou personalidades como Milchael Jackson, Madonna e Freddie Mercury.

Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas lamentou a perda através de um comunicado oficial. "O arrojo e a sensibilidade na apuração e cobertura de momentos históricos do país são o legado de uma carreira brilhante que inspirou colegas de profissão e emocionou milhares de telespectadores. O Brasil está de luto com a perda dessa grande profissional. Nossas orações e sentimentos aos familiares e amigos", disse.

Aos 73 anos, Glória Maria se despede deixando um legado profundamente relevente para todos os comunicadores brasileiros.