O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, durante lançamento da Arena Gamer, no Nave do Conhecimento do Engenhão, zona norte da capital fluminense.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Nave do Conhecimento não só hospedará a Arena Gamer, como também terá uma incubadora para startups, oferecendo serviços de consultoria, treinamento e oportunidades de participação em eventos. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o ambiente foi pensado para facilitar a interação entre startups distintas, portanto, não haverá divisórias ou paredes entre as empresas, com o objetivo de incentivar empresas com foco social.
O espaço de coworking proporcionará aos funcionários das startups um local onde poderão trabalhar com privacidade ou realizar reuniões para apresentar seus produtos a clientes e investidores em potencial. O local tem capacidade para acomodar 15 pessoas, além de uma sala de reuniões para mais cinco indivíduos.
O projeto inclui ainda o NaveLAB, voltado para a produção de trabalhos a custos reduzidos. Este espaço disponibilizará equipamentos e ferramentas para as startups desenvolverem seus protótipos, como cortadora a laser, impressora 3D, e bancadas amplas para criação de soluções com plataformas de internet. Além disso, o NaveLAB oferecerá aulas de impressão 3D, robótica com Lego ou Arduino, cursos que já são ofertados nas Naves do Conhecimento.
O prefeito Eduardo Paes comentou que, em relação a outros países, o Brasil ainda está em atraso no campo da educação e é necessário que o acesso às tecnologias seja incentivado em programas de todos os níveis governamentais. Ele afirmou: "Se conseguirmos inserir o Brasil neste campo, teremos um enorme potencial. Precisamos criar e proporcionar condições para que nossos jovens possam inovar na tecnologia e lucrar com isso".