Prefeitura de Pinda finaliza preparativos para o Carnaval Solidário 2020

Para realizar a festa, que teve início no último final de semana, diversos setores da prefeitura estão engajados no evento


A Prefeitura de Pindamonhangaba está finalizando os preparativos para o Carnaval Solidário 2020. Todos os setores da administração municipal estão se mobilizando para oferecer uma grande festa para a população, com segurança e estrutura.

A programação teve início no último final de semana, com o Festival de Marchinhas e os dois dias de Pré-Carnaval em Moreira César. A festa carnavalesca teve continuidade na quarta-feira (19), com o desfile do bloco da Ferroviária, às 19 horas, e na quinta (20), o Carnarobô, na Boa Vista. Nesta sexta-feira (21), tem Socó da Madrugada, a partir das 19h no Largo do Quartel, com saída às 22 horas pelas ruas do centro da cidade.

Sábado, domingo, segunda e terça-feira de carnaval, haverá programação durante o dia inteiro. Bloco das Dondodas, Juca Teles, Barbosa e Bloco Pé na Cova irão arrastar multidões pelas ruas da cidade. Na Praça do Quartel, será realizada a Matinoite, e no Parque da Cidade, show com Djs e Sambatuque. Os blocos de Pinda irão desfilar no domingo. Outra atração de domingo é o bloco Os Crides, que se apresenta no Bosque da Princesa, a partir das 10 horas, com as melhores músicas dos Titãs em ritmo de carnaval. Confira a programação completa nesta página e prepare sua fantasia para curtir a festa.

De acordo com o assessor de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores, a intenção é realizar uma festa bonita e segura para toda a família. "O Carnaval é uma das maiores festas do ano e mobiliza todos os setores da Prefeitura. Nosso objetivo é, mais uma vez, organizar um evento que ofereça para a população uma programação diversificada, com toda a estrutura e segurança", garantiu.

O Carnaval de Pinda também é solidário. O estacionamento do Parque da Cidade será cobrado e a renda será revertida para as instituições assistenciais cadastradas de Pindamonhangaba.

Secretaria de Saúde estará presente

A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura estará presente nos dias de carnaval, com tendas de Ambulatório, com equipe de enfermagem e, dando suporte ao atendimento, ambulâncias do município e terceirizadas, que encaminharão as urgências e emergências para o Pronto-Socorro.

Praça da Bíblia terá carnaval inédito

Uma opção à folia no centro da cidade é o projeto Música na Praça, realizado em parceria com o Departamento de Turismo da Prefeitura, na Praça da Bíblia (em frente ao cemitério). A iniciativa inédita contará com três dias com as melhores marchinhas dos anos 70, apresentadas pela banda Palco Show. Será nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, das 19 às 22 horas, com entrada gratuita.

Pinda lança ação para prevenir doenças e gravidez não desejada no carnaval

Além das tendas de Ambulatório, a Secretaria de Saúde realiza a campanha "Sexo Seguro no Carnaval", para conscientizar e prevenir contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis.  A campanha visa a prevenção das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como HIV/AIDS, Sífilis, além de gestação indesejada. Desde modo, o município vai disponibilizar 7.200 preservativos masculinos, 800 preservativos femininos, panfletos e cartazes gratuitamente em pontos estratégicos durante o Carnaval Solidário 2020.

Apae terá grito de carnaval

Na sexta-feira (21), às 14 horas, a Apae de Pindamonhangaba realiza o Carnapae na rua em frente à instituição, localizada no Crispim. O percurso será ao redor da escola, com apoio da Prefeitura. O evento será em horário e dia letivo dos alunos, mas a comunidade está convidada para participar.

Pindamonhangaba alerta sobre prevenção à dengue para o período de carnaval

Com o estado de alerta no município de Pindamonhangaba em decorrência da 1ª ADL do ano - janeiro de 2020 - com média de 4.3 - os munícipes devem continua com as devidas atenções voltadas à prevenção da transmissão da dengue no período carnavalesco.

"Fazendo um comparativo com o mesmo período de 2019, passamos do índice médio da cidade de 3.6 para 4.3, um acréscimo de 19,4 % que nos colocando em alerta maior, visto que os índices representam que a cada 100 imóveis visitados, no mínimo 4, chegando até 9 imóveis, foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti  transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela", afirmou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos a Saúde, Rafael Lamana.

Neste período de festa com o alto fluxo de pessoas que viajam com destino ao litoral norte do estado de São Paulo deve ter atenção redobrada, pois podem deixar seus imóveis fechados na cidade sede e também podem encontrar os imóveis nas mesmas condições no município de destino, podendo se deparar com criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Lamana explica que a participação da população é fundamental para o enfrentamento da epidemia. As ações são de cunho simples com adoção de atitudes básicas referente ao tema sanitário e epidemiológico, eliminando qualquer objeto inservível, exposto a céu aberto,  que possa acumular água e ser um potencial criadouro do Aedes aegypti em seu imóvel, e não sendo possível, adotar medidas, diárias, com um olhar e atitudes críticas nestes objetos, pois o maior local de incidência dessas larvas estão nas residências (bebedouros para animais, depósito de água não ligada à rede de abastecimento, potes, lixo no quintal, sucatas, pratos e vasos de plantas e ralos externos).

Pinda terá fiscalização na venda de bebida alcoólica para menores

A Secretaria de Saúde da Prefeitura, em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual, promoverá fiscalização na venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos.

Com intuito de coibir a venda e o consumo de bebida alcoólica a menores de 18 anos, a Vigilância Sanitária Estadual estará em Pindamonhangaba, no período carnavalesco, promovendo ações de conscientização e fiscalização previstas na Lei Estadual 14.592/2011.

A Lei Estadual visa proibir a venda, oferta, fornecimento, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica a menores de 18 anos de idade, podendo o infrator ser autuado no valor que variam de R$ 2.761,00 a R$ 138.050,00, podendo a chegar a interdição do estabelecimento e cassação do cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS.

"A fiscalização ocorrerá diuturnamente e o estabelecimento que promover e ou for flagrado consentindo o uso ou a comercialização de bebidas alcoólicas a menores de idade será autuado e poderá ter a seu Alvará de Funcionamento / Licença de Funcionamento cassado e, por conseguinte a paralização das atividades", informa o diretor da Vigilância da Sanitária de Pindamonhangaba, Rafael Lamana.

Os comerciante e ambulantes deverão se manter atentos aos avisos de proibição de venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos, que deverão estar afixados em locais visível e atendendo as medidas estabelecidas, disponível para ilustração no endereço eletrônico http://www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br/