10 anos de dependência tecnológica: quantas horas por dia os brasileiros passam olhando uma tela?


Em um dia como hoje, há dez anos, foi possível realizar a primeira compra de um smartphone com Android a nível mundial. O tempo passou e atualmente os dispositivos móveis inteligentes cumprem um papel primordial em nossas vidas. Os brasileiros não são a exceção, em média passamos 3 horas por dia diante de uma tela. 
 
Em outubro de 2008 era lançado pela primeira vez um telefone com o sistema operativo Android. Foi chamado de HTC Dream, contava com uma grande tela e um teclado físico deslizante. Uma década depois e a milhares de quilômetros de Silicon Valley, 91% dos brasileiros possuem um smartphone como indica o IBGE.
 
Segundo informa Cristian Rennella CEO de oMelhorTrato.com, uma plataforma líder na comparação de instrumentos financeiros, 71,4% dos seus usuários acessam o site desde dispositivos móveis e 28,6% desde computadores ou notebooks. “Em apenas 4 anos os celulares passaram de somente 32 % de uso, a serem os dispositivos preferidos de nossos usuários” comenta Cristian e agrega “essa é uma tendência irreversível”.
  
Não satisfeita com estas estadísticas, a mesma empresa realizou uma pesquisa para conhecer ainda mais seus usuários brasileiros. E os resultados são surpreendentes e concordam com estudos mundiais que indicam que estamos nos encaminhando para um futuro de dependência tecnológica.
  
Tal como se esperava, as gerações mais jovens resultaram ser as mais dependentes da tecnologia. Os jovens que estão na faixa etária de 15 a 29 anos passam em média quase 4 horas por dia usando o telefone, os adultos por sua vez passam em torno de 2 horas e 34 minutos. Provando que os jovens não são os únicos a usufruir dos costumes tecnológicos.
 
Os adultos, entretanto, se tivessem que eleger somente um dispositivo eletrônico, quase a metade disse que seria seu telefone móvel, enquanto 28% optaram pelo computador ou notebook.  Esta mesma pergunta, porém dez anos atrás teria uma resposta diferente, 58 % diria que a televisão é mais importante que o telefone móvel. Entre os jovens de 16 a 29 anos, 72 % diriam que escolheriam um smartphone hoje e sempre.
 
Expertos atribuem esta dependência tecnológica ao avanço dos smartphones. O avanço tecnológico dos telefones inteligentes aumentou na mesma medida do seu tempo de uso. Nos Estados Unidos, os smartphones são utilizados por 78% da população em 2008 este número era de apenas 17%, um ano depois do lançamento do primeiro iPhone. Momento no qual Android entrava com seu HTC dream, inaugurando a década da adesão em massa e inevitavelmente mudando nossas vidas para sempre.