ABDI discute instalação do trem supersônico entre Rio de Janeiro e São Paulo

O valor da passagem seria muito inferior a um trem convencional, apesar da altíssima tecnologia, em função da capacidade de transporte em massa


O Hiperloop pode alcançar velocidade de 1.200 km/hora por um preço de passagem bem inferior a um trem convencionalO Hiperloop pode alcançar velocidade de 1.200 km/hora por um preço de passagem bem inferior a um trem convencional Trem-Bala é para os fracos! O que se discute agora no Brasil é a instalação de um trem supersônico que pode ligar São Paulo e Rio de Janeiro em menos de 30 minutos. Esse é o projeto Hyperloop, sistema de transporte ultrarrápido de cargas e passageiros que é atualmente o projeto de mobilidade para médias e longas distâncias mais arrojado do mundo.

A viagem acontece através de um tubo de baixa pressão, uma cápsula semelhante a um trem-bala que levita através de magnetismo e reduz a quase zero o atrito. Através de propulsão inicial elétrica de baixo consumo alimentado por painéis solares, o Hyperloop pode alcançar velocidade fantástica, o que reduziria grandemente o trajeto hoje feito por carros, caminhões, barcos, trens e aviões.

Esta semana, Bipbop Gresta esteve no Brasil para participar de uma reunião com o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Guto Ferreira. “Imagine fazer o trajeto SP-RJ em menos de 30 minutos, viajando a 1.200 km/h dentro de uma cápsula. O futuro está mais próximo do que pensamos”, disse Guto Ferreira, Presidente da ABDI.

Os idealizadores do projeto são Elon Musk, CEO da Tesla, montadora de carros elétricos mais inovadora e valiosa dos EUA e Bipop Gresta, Co-Fundador da Hyperloop Transportation Technologies (HTT). E o valor da passagem seria muito inferior a um trem convencional, apesar da altíssima tecnologia. Na prática, em função da capacidade de transporte em massa, o projeto é favorecido pela redução do custo operacional.

A ABDI, única agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo, será responsável por elaborar uma agenda de trabalho conjunta para a criação do primeiro centro de P&D para desenvolvimento do Hyperloop no país. “Vemos a ABDI com um parceiro estratégico no Brasil”, afirma Gresta.

Até o momento, apenas 8 países assinaram acordo para receberem um centro de estudos e tecnologia do projeto.

Para conferir a programação completa e fazer a inscrição no evento, acesse: https://startupindustria.com.br/forum