Após um mês de atraso, satélite brasileiro para comunicações e defesa será lançado hoje

Satélite brasileiro de uso civil e militar será lançado hoje na Guiana Francesa




Após mais de um mês de atraso, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) será lançado nesta quinta-feira (4) , às 17h, do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa), pelo veículo lançador Ariane 5. O lançamento será transmitido ao vivo pelo link: http://www.paraweb.tv/visiona/1/

O lançamento, que deveria ter acontecido em 21 de março, foi adiado devido à paralisação dos trabalhadores da Guiana Francesa – que começou no dia 20 de março e durou aproximadamente um mês.

O satélite foi desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space, que assinou um contrato com a Visiona (uma joint venture formada pela Embraer e pela estatal Telebras), o SGDC envolve os ministérios da Defesa (MD) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Este será o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. De um lado, utilizando a banda Ka, possibilitará acesso à conexão em banda larga a todos os locais do País, sem exceção. De outro, a partir da banda X, será possível tramitar informações que envolvem a área de defesa e governamental.

O SGDC também garantirá a segurança das comunicações de defesa e estratégicas do País. Além disso, o programa já capacitou cerca de 30 engenheiros para atuarem com o estado da arte em termos de fabricação e desenvolvimento de satélites.

A Força Aérea Brasileira (FAB) será a responsável pela operação e monitoramento do satélite. Para isso, foi criada uma nova organização militar, o Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P), em Brasília (DF), onde cerca de cem profissionais irão se revezar em três turnos para dar suporte ao funcionamento do satélite – 24 horas por dia.

Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, o satélite ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico. A capacidade de operação do satélite é de 18 anos.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) é um programa do Governo Federal com o objetivo de prover, como parte do Plano Nacional de Banda Larga, cobertura de serviços de Internet a 100% do território nacional de forma a promover a inclusão digital para todos os cidadãos brasileiros, além de fornecer um meio seguro e soberano para as comunicações estratégicas do governo brasileiro.