Banda larga no Brasil cresce mais rápido do que no restante da América Latina, diz pesquisa

Taxa de crescimento de penetração em adições líquidas do mercado brasileiro foi de 2,49%, a maior da região. Em seguida vêm Colômbia (2,17%), México (2,06%), Equador (1,92%) e Peru (1,27%).


Um estudo promovido e divulgado ontem (18) pela Fixed Broadband Services, da empresa de análise de mercados Business Bureau, aponta que Brasil chegou a 27,3 milhões de residências com banda larga fixa no segundo trimestre, um crescimento de 9% em relação a igual período do ano passado.

O estudo da BB revela que na América Latina, a banda larga tem penetração em 42% dos lares. No mercado brasileiro, o potencial para o crescimento do acesso é algo que se destaca. "Embora o Brasil possua a maior quantidade de usuários de Internet, menos da metade do país acessa o serviço, por isso que segue com a possibilidade de crescimento", destaca a empresa.

Pelo levantamento, a  domina 30% do mercado, seguida pela  Vivo Internet como 25% e a Oi ocupa a terceira colocação com 21% de market share respectivamente. Vale lembrar, porém que, com atuais 18%, o grupo de provedores de Internet regionais deverá passar em breve a Oi e assumir a terceira colocação. Segundo dados da Anatel correspondentes a maio, o Brasil conta com mais de 30 milhões de acessos de banda larga fixa no total.

A Banda larga fixa registra 2,5 milhões de novos contratos no último ano.