Banda larga terá limite de dados a partir de 2017, confirma Kassab

Ministro disse em entrevista ao Poder360 que regulamentação deve gerar um serviço elástico, mas com um ponto de equilíbrio


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, declarou em entrevista ao Poder 360 que haverá limitação de dados de banda larga no Brasil até o final de 2017.

De acordo com Kassab, a regulamentação da venda de pacote de dados e fim da internet ilimitada de banda larga fixa deve acontecer no segundo semestre de 2017. Para o ministro, a limitação será algo benéfico ao setor.

Com a nova regulamentação, as empresas de internet devem vender pacotes de dados fixos e os usuários terão que pagar taxas extras caso excedem o limite de uso de banda larga. O ministro ainda diz que haverá um período de adaptação, para que o assinante não sinta a mudança tão bruscamente e que haverá um modelo flexível, com opções a cada assinante, na hora da contratação com uma franquia de dados do tamanho que desejar.

"O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha para que o usuário seja beneficiado com o melhor serviço. E queremos que esse serviço seja o mais elástico possível, mas com um ponto de equilíbrio, pois as empresas têm seus limites", disse.

O ministro não deu detalhes sobre a mudança, que deve ser formatada pela Anatel com participação do Governo.

A limitação de dados chegou a ser discutida em 2016, mas o Governo e a Anatel resolveram proibir a ação por prazo indeterminado, principalmente por conta da polêmica gerada.