Black Friday e Cyber Monday: Dicas para não ser vítima de golpes online

Avast alerta para importância das pessoas manterem-se vigilantes, para não cair em golpes, durante a Black Friday e Cyber Monday.


Em pesquisa da Avast, entre os brasileiros que afirmaram ter sido vítimas de golpes de phishing, a maioria (46%) caiu em golpes de phishing por e-mail.

A Avast (LSE: AVST), líder global em segurança digital e produtos de privacidade, reforça dicas de segurança diante da Black Friday nesta sexta-feira (27/11) e Cyber Monday, na próxima segunda-feira (30/11). De acordo com pesquisa recente da Avast, sete em cada dez entrevistados (71%) no Brasil têm a mesma opinião: o e-mail é o tipo de golpe de phishing mais comum de ser encontrado entre os brasileiros, especialmente no contexto pessoal. Assim, a Avast alerta sobre a importância das pessoas estarem atentas com as ações dos fraudadores, principalmente durante esse período de grande número de ofertas atrativas no mundo digital.
 
"Com a pandemia, houve um crescimento das compras via internet, já que as pessoas têm que seguir as recomendações de isolamento social para combater a Covid-19. Mas, esse fato também chama a atenção dos cibercriminosos, que aproveitam o aumento de transações online para aplicar golpes cada vez mais sofisticados", aponta André Munhoz, Country Manager da Avast para o Brasil. "Com tantos descontos direcionados aos consumidores, é preciso atenção redobrada, especialmente com ofertas que parecem ser boas demais. Os golpistas buscam interagir com o alvo, através de e-mails, aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas e SMS. Mas, sempre há novos truques e esquemas para aproveitar da ingenuidade e do entusiasmo das pessoas com anúncios e induzi-las a cair em golpes para que forneçam dados sigilosos, como detalhes de seu cartão de crédito ou débito, a serem usados para obter dinheiro".
 
Ainda de acordo com o estudo da Avast, com 2.888 brasileiros em julho deste ano, entre aqueles que alegaram ter sido vítimas de golpes de phishing, 46% caíram em phishing por e-mail, 31% em site de phishing, 26% em phishing por telefone e 28% em phishing por SMS.
 
André Munhoz, compartilha alguns conselhos para evitar que os consumidores sejam vítimas de golpes e possam realizar compras online com mais segurança:
 
  • Compare o preço - Faça uma pesquisa na web e verifique o preço do produto com relação a outros similares. Se estiver no mesmo patamar, é um bom sinal. Se o preço do produto for drasticamente menor do que seus concorrentes, desconfie, pois a oferta parece ser boa demais para ser verdade e pode ser um golpe.
  • Cuidado com phishing por e-mail: Especialmente nesta época, as caixas de entrada de e-mails são bombardeadas com anúncios que incluem altos descontos e promoções. No entanto, algumas dessas ofertas podem conter phishing para enganar as pessoas, incluindo links para sites maliciosos que se parecem com uma oferta real e de marcas populares e, por isso, é difícil reconhecê-los como falsos. Se a vítima efetuar a compra em um site falso, acabará dando suas informações sigilosas e dinheiro aos fraudadores. E, claro, não receberá nada em troca. É sempre mais seguro inserir URLs diretamente no navegador e evitar clicar em links e anexos incluídos em e-mails promocionais. Verifique também na barra de endereço do navegador se há um ícone de "cadeado fechado", indicando que a conexão é segura.
  • Controle a emoção ao se deparar com uma boa oferta: Quando o consumidor se depara com uma oferta que tem um desconto alto demais, desconfie. O entusiasmo pode reduzir a vigilância do consumidor, enquanto o fraudador simplifica muito o passo a passo visando lucrar com a emoção e desejo da pessoa para adquirir o produto ou serviço, e economizar dinheiro. Assim, certifique que a oferta é mesmo real, contatando a empresa que anuncia a oferta através de outros canais oficiais - como a Central de Atendimento ao Cliente da empresa.
  • Evite se cadastrar em todos os sites: Apenas faça o cadastro naqueles em que efetivamente vai comprar. Também é recomendado desmarcar as opções para receber ofertas por e-mail e mensagens, e principalmente não salve os dados do seu cartão de crédito. Use sempre senhas fortes e exclusivas e habilite a autenticação por dois fatores para que suas contas não sejam violadas, caso o site sofra uma invasão.
  • Usuários devem pagar de forma responsável: Caso a loja virtual não aceite métodos de pagamento como cartões de crédito e, ao invés disso, solicita criptomoedas, provavelmente não é um site seguro. Os cartões de crédito não apenas ajudam os consumidores a acompanhar as suas compras, mais do que isso, dão a opção de denunciar uma cobrança fraudulenta para que seja possível recuperar o dinheiro. É mais seguro utilizar os números de um cartão virtual, caso disponha de um.