Chatbot para Whatsapp: entenda como funciona essa solução

O chatbot para Whatsapp tem sido muito usado dentro da API Business para facilitar a comunicação no dia a dia. Mas você sabe como ele funciona? Confira!


Muito utilizado por diferentes empreendimentos ao redor do país, o chatbot para WhatsApp se mostra como um excelente aliado dentro de qualquer comércio, independente do seu nicho. Afinal, através dele é possível resolver inúmeras questões pelo aplicativo com poucos cliques, de forma simples e rápida.

Hoje em dia, otimizar a experiência do cliente e tornar tudo o mais fácil possível é fundamental para fidelizá-lo à sua marca. Imagine, conseguir agendar consultas, adquirir produtos, contratar determinados serviços ou, simplesmente, tirar dúvidas sobre determinado assunto rapidamente? Com o bot para WhatsApp Business, isso é possível!

Tornando o atendimento mais dinâmico e otimizando a experiência do consumidor, o chat em bot do WhatsApp atende diferentes estratégias para captação e fidelização de clientes, melhorando até mesmo os resultados do seu negócio.

Entenda mais sobre como essa ferramenta funciona e quais são suas vantagens, confira, neste artigo!

O que é e como funciona o chatbot para WhatsApp

Em resumo, se trata de um robô ou atendente virtual que está apto a conversar de forma automática com seus clientes e com os seus leads qualificados.

Seu funcionamento é integrado diretamente com a Business API, uma plataforma do aplicativo, responsável pela funcionalidade do bot.

Entretanto, sua equipe será responsável por criar toda uma estratégia de conversa. Ou seja, você quem irá estabelecer quais perguntas e respostas o bot irá fazer e responder ao cliente, por meio de gatilhos específicos que possibilitam que a conversa se desenvolva naturalmente.

Por facilitar o diálogo entre empresa e cliente, o chatbot para WhatsApp se tornou uma estratégia fundamental na rotina de cada companhia.

Afinal, por meio dela, é possível não só facilitar os atendimentos diários como otimizar estratégias dentro do marketing e acelerar a jornada de compras do cliente, assim melhorando as vendas.

É importante, porém, definir um objetivo claro para seguir com o devido funcionamento do chatbot do WhatsApp. A meta da empresa é atingir mais vendas? Melhorar o seu atendimento diário? Garantir uma maior qualificação de leads? Fidelizar os clientes? Tudo isso contará para a estruturação da estratégia, fundamental para o bot.

Em resumo, o chatbot funciona através da automatização da conversa entre a empresa e o usuário. Há diversas ferramentas de atendimento especializadas nesse processo que tornam o bot muito mais otimizado e com funcionalidades especiais, contendo planos que podem se adequar às necessidades de sua empresa.

Para aproveitar desses diferenciais, aposte no plano ideal da plataforma de atendimento automatizado, conforme o número de atendentes e contatos, além das integrações necessárias, e encante clientes através de conversas inteligentes e eficientes.

Por isso, aprenda na prática como aplicar essa ferramenta para o seu negócio. Confira o passo a passo, a seguir.

1. Faça a solicitação de API WhatsApp Business

Primeiramente, para ativar o chatbot para WhatsApp, é necessário entrar em contato e solicitar a API do WhatsApp Business.

A solicitação pode ser realizada através dos provedores oficiais ou, então, por conta própria.

Antes de ser aceito, o próprio WhatsApp se torna responsável por avaliar e verificar certos critérios para liberar ou não o uso da API para a empresa.

O principal fator analisado pelo aplicativo é o objetivo, ou seja, o uso que ela fará com a ferramenta dentro do seu dia a dia. Assim, a base é definir qual será a estratégia para utilizar o chatbot no seu WhatsApp Business e ter sua aprovação pelo aplicativo.

2. Planeje os diálogos do seu chatbot

Assim que for aprovado, é necessário programar o chatbot e planejar quais serão os diálogos para guiar a conversa. Por mais que pareça bem simples, é uma etapa que precisa de atenção redobrada.

Principalmente, para fazer com que o bot atenda todas as necessidades que o cliente apresenta à empresa. Para isso, há uma sequência a ser seguida que pode facilitar o planejamento:

  • Entenda o problema do seu cliente;

  • Compreenda todas as funcionalidades do chatbot para WhatsApp e como ela pode ser utilizada na rotina;

  • Procure aplicar uma linguagem simples e que faça parte do cotidiano do público;

  • Estruture a conversa, com X possibilidades de perguntas e respostas que visam atingir o objetivo do seu público;

  • Procure criar um ambiente acolhedor e que proporcione boas experiências ao cliente.

Seguindo esse roteiro, é possível estabelecer um bom diálogo, capaz de otimizar a experiência do usuário, fazer com que ele se sinta mais próximo e também veja que seus problemas podem ser facilmente resolvidos.

3. Configure sua aplicação e inicie o uso da solução

Assim que a API estiver autorizada e seus diálogos estiverem devidamente estruturados, é hora de configurar e aplicar o chatbot.

Pode ser necessária a ajuda de um fornecedor para iniciar o uso, pois muitas vezes, possuem ferramentas de atendimento já otimizadas, que podem ser personalizadas conforme seus objetivos e demandas, facilitando a instalação e uso do chatbot.

Vantagens de utilizar um chatbot para WhatsApp

Sabemos que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados por todo o Brasil, seja para conversas empresariais, comerciais ou pessoais. Dentro dessas conversas, muitos indivíduos utilizam o aplicativo para dialogar com outras marcas ou empresas, seja para adquirir ou para tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços.

O WhatsApp, sem sombra de dúvidas, deve sempre ser considerado na hora de estruturar qualquer estratégia comercial de uma marca. As principais vantagens que o chatbot para WhatsApp apresenta para o seu negócio são:

  • Atendimento integral, disponível 24 horas e em todos os dias da semana, se diferenciando do atendimento convencional, que funciona apenas em horário comercial;

  • Melhora a experiência do usuário, com respostas rápidas, sem filas de atendimento e de forma que gere excelentes oportunidades para ambos os lados;

  • Maior aproximação do público com a marca, aumentando o valor do seu produto/serviço oferecido;

  • Possibilidade de otimizar a geração de leads qualificados, uma vez que eles vão se interessar pelo produto e ficarão satisfeitos com o atendimento oferecido pelo bot.

No geral, o uso do chatbot para WhatsApp possibilita melhorar a experiência do cliente e garantir um atendimento rápido, prático e fácil, independente do dia e do horário. Isso não só melhora o vínculo entre empresa e cliente, como também permite agilidade na resolução de seus problemas.

Como escolher o plano de chatbot ideal para o seu negócio?

Há certos pontos que devem ser considerados na hora de se escolher um plano de chatbot para WhatsApp que seja ideal para a sua empresa.

Primeiramente, é importante ver se ele atua no canal de atendimento que você deseja alcançar o seu cliente. Se sim, é só continuar a sua aplicação.

Escolher o chatbot ideal é de grande importância, uma vez que ele será crucial no atendimento ao cliente e definirá o rumo de suas conversas. Além de saber o seu canal de atendimento, é preciso verificar se:

  • É possível configurar os fluxos do bot;

  • Se tem suporte nacional;

  • Se há presença em apenas um canal ou mais;

  • Se permite a criação de campanhas de marketing, de nutrição de leads ou de sua captação;

  • Se é personalizável.

Um chatbot ideal sempre gera relatórios sobre a performance de suas conversas diárias. Nele, é possível ver quais dúvidas o bot não conseguiu resolver, assim como outras questões que devem ser solucionadas para a experiência do cliente.

chatbot para WhatsApp se prova como uma excelente ferramenta para o seu dia a dia empresarial de forma que melhora a experiência do público e a conexão entre ele e a sua empresa.

O uso deste API é definitivamente fundamental para quem deseja aprimorar o relacionamento com o público e atingir excelentes resultados no fim do mês. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!