Cidade Inteligente - Caraguatatuba será a 1ª do Brasil com iluminação pública toda em LED

Considerado audacioso, o projeto vai representar uma economia drástica para a população e já vem sendo colocado em prática




Caraguatatuba será a primeira “Cidade inteligente” (Smart City), afirmaram os técnicos da Urbeluz, no último sábado (3), durante o 1º Encontro de Cidades Inteligentes, que aconteceu no município. Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado e segunda do país a firmar uma PPP (Parceria Público Privada), para a iluminação pública. 

Considerado audacioso, o projeto vai representar uma economia drástica para a população e já vem sendo colocado em prática. Até o momento, foram substituídos cerca de 6 mil lâmpadas na cidade. A previsão é que até o final do ano mais 18 mil sejam trocadas e, em julho de 2018, o município já esteja com 100% da iluminação em Led.

Com essa conquista, Caraguatatuba servirá de referência para todo o país. Segundo o sócio fundador da WTS, Wanderley Tavares da Silva, e, Wilson Soares dos Santos, presidente da Urbeluz, empresas de Tecnologia e Desenvolvimento de Projetos, respectivamente,  dá a Caraguatatuba o título de primeira “Cidade Inteligente”, do país.

Vale destacar que todas as luminárias que estão sendo implantadas em Caraguatatuba, permitem que no futuro sejam instalados microchips capazes de receberem vários tipos de aplicativos. Isso significa que a iluminação pública da cidade, está sendo preparada como plataforma básica para a criação de um Smart Grid (Grade Inteligente).

Outra novidade é que todo o sistema pode ser acessado pelo celular.