Como funcionam os softwares de base de conhecimento

Manter uma rede atualizada de contatos pode ser decisivo no sucesso de um negócio


Para quem tem um comércio, empresa ou companhia, é fundamental estabelecer relações duradouras com seus clientes. Para além do ato da venda, que é o fundamental, saber cultivar a proximidade com o público pode ser decisivo para que o seu negócio prospere e cresça amparado em uma rede de compradores fiéis e engajados. Por isso, um software de base de conhecimento tende a ser uma boa opção para quem quer fazer novos investimentos, sobretudo na área da tecnologia.

A base de conhecimento software pode fazer um trabalho essencial em seus negócios. Pesquisas mostram que ganhar um novo cliente pode custar até 25 vezes mais no quesito investimento em relacionamento do que manter um existente. Então, após o ponto de venda, é muito importante continuar a se comunicar com seus clientes regularmente. Uma das melhores plataformas para fazer isso pode ser encontrada em https://crisp.chat/pt/knowledge/.

A interação de um cliente com sua marca continua por muito tempo após a compra. Essa conscientização pode ter um impacto decisivo na sua marca e influenciar a estratégia de marketing e o atendimento prestados ao público. Mas, como um software de base de conhecimento entra nesse plano?

Em geral, uma base de conhecimento é um repositório centralizado de informações: uma biblioteca pública e um banco de dados de informações relacionadas sobre um assunto específico podem ser considerados exemplos de bases de conhecimento.

O software de base de conhecimento funciona como uma espécie de repositório virtual, online, que possibilita às pessoas tirarem dúvidas sobre determinados assuntos ou produtos, servindo também como sistema de organização e recuperação de informações para organizações.

Um software de base de conhecimento bem organizado pode significar economia de recursos humanos e financeiros da companhia, impactando também na diminuição da quantidade de tempo gasto pelo funcionário tentando encontrar informações sobre determinado assunto.

É importante dizer que uma base de conhecimento não deve ser confundida com uma seção estática de informações, mas um recurso dinâmico que é sempre atualizado, como preconiza grande parte das movimentações tecnológicas dos nossos tempos.

Quando você concede aos seus clientes acesso a uma biblioteca de documentos e ferramentas que explicam tudo sobre o seu produto, você os incentiva a se ajudar e usar seu produto da melhor maneira possível. E esse acesso pode ser importante na aquisição de novos clientes.

Um software de base de conhecimento oferece aos seus clientes a chance de resolver seus problemas sem a sua ajuda. Você pode responder a todas as perguntas antes que eles tenham que perguntar. Ou seja: solucionar problemas sem mobilizar nenhuma peça da sua equipe. A autonomia proporcionada ao cliente também é algo essencial para fidelizar esse comprador.

Uma base de conhecimento abrangente pode reduzir significativamente o número de telefonemas que seus clientes precisam fazer para encontrar respostas para seus problemas. Dê a eles mais tempo livre e você terá clientes mais satisfeitos, que sejam leais à sua marca e mais propensos a recomendá-lo a seus amigos e familiares.

Quando seus clientes estão satisfeitos, as taxas de retenção aumentam e isso significa sucesso nos negócios a longo prazo, vendas consistentes e receita mais alta. A lógica é simples. O que faz um cliente desistir de uma determinada empresa é ter visto nela algum problema. Se seu suporte ao cliente é exemplar e capaz de antecipar possíveis problemas, então menos clientes farão a opção pelo concorrente.

Outro fator decisivo para ter e desenvolver softwares de base de conhecimento tem como objetivo ganhar notoriedade online. Sempre que uma empresa investe nesse segmento e os resultados são positivos, a repercussão nas redes sociais é instantânea. E, hoje, qualquer aquisição feita pelo cliente é antecedida por uma busca do produto ou da empresa na internet.

Os benefícios em ter base de conhecimento, como mostramos, são variados. Esse software reduz problemas tanto para seus clientes quanto para a equipe de suporte ao público. Os clientes conseguem o que querem, quando querem, sem necessidade de interação humana.

Ao mesmo tempo, seus funcionários gastam menos tempo lidando com tarefas repetitivas e podem se concentrar em questões mais que de fato são relevantes. É uma situação ganha-ganha, na qual você consegue criar interações positivas entre seus clientes e sua marca, ao mesmo tempo em que mantém seus funcionários ocupados em tarefas criativas.