Dória busca tecnologia no Japão para transformar São Paulo em um Estado mais inteligente

Na missão brasileira de SP ao país asiático foram discutidas a implantação do reconhecimento facial no sistema metroferroviário, tecnologia para o agronegócio e para a educação pública


O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) cumpre sua agenda na Missão Japão, onde busca investimentos para a economia do Estado. Nesta quarta-feira, (18), segundo dia da missão e acompanhado pelo Vice-presidente da NEC Corporation, Masakazu Yamashina, Doria visitou o showroom de inovação tecnológica da NEC Future Creation Hub, braço da companhia, que atua no setor de tecnologia da informação.

Governador João Dória e autoridades empresariais japonesasGovernador João Dória e autoridades empresariais japonesas (Foto : Divulgação)

A delegação paulista conheceu as tecnologias físicas e cibernéticas que serão utilizadas nas Olimpíadas de 2020, e apresentou oportunidades de negócio ligados ao sistema metroferroviário, ao agronegócio, inovação e educação em São Paulo.

"Desde que fui Prefeito tenho trabalhado para avançar tecnologicamente e trazer o conceito de cidades inteligentes para São Paulo. O objetivo é usar a tecnologia para melhorar a qualidade do serviço público oferecido à população, reduzindo tempo e fraudes no processo", comentou Doria.

Outra visita aconteceu ao sistema de Metrô e trens da CPTM. O governador tem como objetivo implantar a tecnologia de reconhecimento facial, mais segura, rápida e anti-fraude, sistema que a Nec já domina.

"Já está em fase de testes em algumas estações do metrô. Nosso desejo é avançar nessa tecnologia para todo o sistema metroviário e ferroviário e depois para os ônibus metropolitanos, junto com as prefeituras", explicou o Governador.

O Governo de São Paulo também foi buscar parceria com a Nec para a implantação e manutenção do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação de São Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo - USP.

"Nós o chamamos de Vale do Silício brasileiro, que será instalado na capital, onde hoje está o Ceagesp. A primeira fase já está bem avançada, começa em 2020 na área do Instituto de Pesquisas Tecnológica, que é do Estado de São Paulo. A segunda fase começa tão logo consigamos mover o Ceagesp para outra localidade", explicou Doria.

Com a Nec também foi discutida a criação de uma plataforma tecnológica direcionada para o ensino nas nossas escolas públicas estaduais e técnicas, do Centro Paula Souza.

Por fim, a comitiva paulista apresentou oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro, em especial na oferta de mais tecnologia para o homem do campo. A empresa também poderá contribui para a Agribusiness International Expo, uma grande exposição internacional do agro brasileiro, em especial do agro de São Paulo, que vai acontecer em novembro do ano que vem.