Dow é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil

A multinacional está no TOP 5 do setor Químico


A Dow foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil. A companhia alcançou a 45ª posição no ranking geral "Valor Inovação Brasil 2023", ficando também entre as TOP 5 do segmento Químico.

Considerado uma das certificações mais importantes sobre o tema da inovação, o ranking "Valor Inovação Brasil 2023" é realizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Em sua nona edição, a premiação avaliou 995 casos de inovação de 253 empresas. Além de elencar as 150 empresas que se destacam por suas iniciativas de inovação, o "Valor Inovação Brasil" premia as 10 empresas mais inovadoras no país e as líderes setoriais em 25 categorias.

Cultura de inovação

Com uma cultura de inovação que atravessa todos os setores da empresa e a ambição ser a indústria de ciência dos materiais mais inovadora do mundo, a Dow investe em programas contínuos de pesquisa básica e aplicada com o propósito de desenvolver novos produtos e processos, refinar o portfólio e expandir as aplicações para as soluções já existentes. "Na Dow, inovação e sustentabilidade são indissociáveis. Queremos fazer da ciência dos materiais uma ferramenta de transformação para o planeta, criando produtos mais seguros, mais eficientes e mais sustentáveis que possam atender aos nossos clientes de forma efetiva e ajudar a solucionar os desafios das nossas comunidades", explica Marcelo Cantu, responsável pelo time de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação da Dow para América Latina.

Para conquistar resultados ainda mais disruptivos, a Dow investe na parceria com clientes e donos de marcas. Em Jundiaí, interior de São Paulo, a multinacional instalou a sede do seu centro de inovação (e inspiração) na América Latina (Latin America Inspiration Center). Com um espaço moderno, multidisciplinar e com foco na inovação colaborativa, o Inspiration Center vem recebendo investimentos volumosos e conta com aproximadamente 80 pesquisadores/técnicos dedicados à P&D e suporte aos clientes.

Outra maneira encontrada para fomentar a inovação é o Innovation Award, premiação anual em que todos os departamentos da Dow submetem seus projetos de inovação. Em 2022, foram inscritos mais de 50 projetos e sete foram selecionados como finalistas.

Impulso à economia circular

Entre os cases que levaram a Dow a figurar novamente entre as empresas mais inovadoras do Brasil está o lançamento de um filme plástico shrink mais sustentável, desenvolvido em parceria com a Lord (empresa brasileira fabricante de filmes plásticos). A solução utiliza até 30% de resina de polietileno produzida a partir de plástico reciclado pós-consumo (PCR REVOLOOP?), e é fabricada no Brasil por meio de uma parceria entre a Dow e a Boomera LAR. Com isso, a Dow reforça seu compromisso com suas metas de sustentabilidade e com toda a cadeia de valor do plástico ao contribuir para reduzir e otimizar o plástico em embalagens desenhadas para reciclabilidade e em projetos que incentivem a coleta, a reciclagem e a devolução dessa valiosa matéria-prima novamente ao ciclo.

"Mais importante ainda do que essa conquista é saber que, por meio de soluções inovadoras, estamos contribuindo para fazer a diferença para a humanidade, solucionando os desafios mais complexos do mundo por meio da sustentabilidade", afirma Cantu. 

Fomento à pesquisa e à inclusão

Com um legado centenário de fomento à inovação dentro de seus muros, a Dow também tem se dedicado a ser agente fomentador da pesquisa acadêmica no Brasil. Por meio de parcerias com universidades a companhia já investiu mais de R$ 600 mil reais no desenvolvimento científico de estudantes pretos e pardos e/ou vindos do ensino público. A soma é referente à concessão de bolsas de estudo firmadas no período de 2021 a 2023 entre a Dow e a Unicamp e a USP.

Em 2020 a companhia formalizou uma parceria inédita com a Unicamp, concedendo 10 bolsas anuais de iniciação científica a estudantes de graduação oriundos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Em 2021 a Dow firmou convênio com a USP e a Unicamp para conceder 20 bolsas de iniciação científica, por ano, aos alunos de graduação que se autodeclaram pretos ou pardos no momento da matrícula. Essa parceria faz parte do Dow CRIE (Ciência, Representatividade, Inclusão e Experiência), um programa desenvolvido pela Dow para estimular o talento de estudantes pretos e pardos interessados na área de STEM (Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática).