Eclipse lunar com "Superlua de sangue" poderá ser visto na madrugada desta segunda-feira

Com duração de 62 minutos, fenômeno estará visível em todo o Brasil, se o céu não estiver nublado


Um eclipse lunar completo e acompanhado do fenômeno "superlua" poderá ser visto na madrugada desta segunda-feira (21) em toda a América. Visível em todo o país, o acontecimento celeste só não poderá ser observado se o céu não estiver nublado.

O eclipse lunar desta segunda será semelhante ao que ocorreu em julho de 2018, mas poderá ser observado por mais tempo porque vai durar 62 minutos em sua fase total. Além do continente americano, o fenômeno poderá ser visto em grande parte da Europa e também da África Ocidental, inclusive sem equipamentos.

O fenômeno está previsto para se iniciar às 1h30min e se encerramento próximo de 4h50min. A Lua estará coberta totalmente às 2h41min, segundo informou a Nasa. Neste momento, o satélite natural deve apresentar coloração avermelhada, conhecida como Lua de Sangue.

Superlua de sangue - Além do eclipse que já representa um espetáculo celeste, o brasileiro que ficar acordado poderá contemplar  também, a superlua.  Esse é o momento em que o satélite natural da Terra fica mais próximo do nosso planeta. É chamada lua de sangue quando ocorre o eclipse lunar total, ou seja, toda a sua circunferência fica dentro do sombreamento denominado "umbra". Nesse momento, a Lua ganha uma coloração avermelhada.

Somente em maio de 2021 é que outro próximo eclipse lunar total poderá ser visto.