EDP investe R$ 1 milhão em sistema de microgeração solar do Vale do Paraíba

Novo sistema disponibilizado pela distribuidora entra em operação já a partir de agosto


O primeiro projeto de microgeração solar da EDP no Vale do Paraíba, implantado há 10 anos na comunidade da Ilha Escura, em São José dos Campos, recebeu investimentos de R$ 1 milhão para a modernização dos sistemas com uma tecnologia de monitoramento pioneira em todo o Brasil.

O aporte vai permitir o monitoramento em tempo real dos sensores que garantem a captação do sistema de placas solares e garante o fornecimento de energia com mais qualidade para as 15 famílias que compõem o núcleo original da comunidade ribeirinha reconhecido pela Prefeitura de São José dos Campos. O novo sistema entra em operação a partir de agosto. 

Os moradores receberão visitas dos agentes da boa energia da EDP com orientações sobre consumo consciente e aqueles que se enquadrarem no perfil também serão incluídos na Tarifa Social de Energia Elétrica, que proporciona descontos de até 65% na conta de luz.

"Esse é mais um exemplo que demonstra a responsabilidade da EDP com o processo de transição energética justa aqui no Brasil. Instalada em dezembro de 2013, a primeira planta de microgeração de energia solar do Vale do Paraíba beneficia a comunidade da Ilha Escura, que há 60 anos sofria com a falta de fornecimento de eletricidade segura e de qualidade. Agora, depois de 10 anos, temos a oportunidade de modernizar esse sistema e reforçar o compromisso da EDP com a sustentabilidade, em benefício dos moradores", destaca Cristiane Fernandes, diretora da EDP em São Paulo.

Os benefícios do novo sistema incluem o aumento da vida útil dos equipamentos, com baterias de lítio que chegam a 15 anos de duração. Outra vantagem é a maior facilidade para manutenção e identificação de eventuais falhas, por meio do sistema remoto de monitoramento em tempo real do Centro de Operações Integradas (COI) da EDP em São José. A comunidade ganha com mais segurança, já que os equipamentos serão protegidos com sensores de abertura, movimento e alarme com sirene, para evitar furtos.  A autonomia do sistema também será ampliada, proporcionando o fornecimento de energia por 48 horas, mesmo sem a incidência de raios solares. Além disto, todos os medidores instalados são inteligentes, com comunicação Nb-IoT que além de armazenar as medidas dos consumos de energia, permitem coletar informações sobre a situação dos sistemas em tempo real.

A Ilha Escura está localizada no distrito de Eugênio de Melo, na zona leste de São José. A comunidade isolada recebeu esse nome porque não havia energia, à época, para abastecer as residências. Devido à impossibilidade de conexão com o sistema de distribuição de energia, a EDP instalou, em dezembro de 2013, o sistema de de microgeração de energia solar.  Apesar do nome, a localidade não é uma ilha e fica localizada às margens do rio Paraíba do Sul.