A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, por meio do seu programa de Eficiência Energética, proporcionará economia no consumo de energia a hospitais da área de concessão, de forma sustentável. Serão oito unidades contempladas nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Lorena, Caraguatatuba, Suzano e Guarulhos.
A ação da EDP irá modernizar o sistema de iluminação das instituições por meio da substituição de 4.295 lâmpadas de maior consumo por LED, nos ambientes internos e externos, além da instalação de placas fotovoltaicas para a geração solar de energia, contribuindo para transformar os hospitais em espaços mais sustentáveis, com a redução do consumo de energia por meio de fonte renovável.
Após a implantação do projeto, a economia total de energia será de aproximadamente 850 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de energia de 360 famílias. Além da otimização do consumo elétrico proporcionada pelas placas solares, há diminuição nos custos de manutenção dos equipamentos, já que as lâmpadas eficientes possuem maior durabilidade. O novo sistema de iluminação LED implantado pela EDP também gera menos impacto ambiental?por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição, além de contribuir para melhor qualidade das instalações elétricas, trazendo mais conforto e segurança à população que utiliza os ambientes e aos funcionários.
"A EDP segue planejando e executando ações concretas para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 sobre a sociedade, e sabemos que os hospitais estão sob grande pressão neste momento. Este projeto de eficiência energética permitirá aprimorar a qualidade de iluminação desses espaços e, principalmente, diminuir gastos com o consumo de energia, possibilitando a otimização de recursos para melhor atendimento à população", afirma João Brito, vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil.
O recurso investido pela EDP nesses oito hospitais soma mais de R$ 1,7 milhão e o projeto foi elaborado para beneficiar unidades de atendimento que estão localizadas na área de atuação da EDP em São Paulo. A instalação dos equipamentos será realizada gradativamente, com previsão de conclusão em oito meses, da forma mais segura possível, considerando o contexto da pandemia e utilizando todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde.
Realizar projetos que resultem em eficiência energética é uma ação que reafirma o compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da Companhia para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.