Em busca de novos modelos de negócios, Embraer instala centro de inovação nos EUA

A equipe buscará parcerias que viabilizem novos modelos de negócios e tecnologias


E195-E2E195-E2 (Foto : Lucas Lacaz / AgoraVale)

Dentro da estratégia de procura contínua por avanços tecnológicos, a Embraer anunciou nesta terça-feira (14) a instalação de um centro de inovação no Vale do Silício, a partir da cidade de Melbourne, na Florida, e outro em Boston. A partir deste mês e sob a liderança do diretor de inovação corporativa Antonio Campello, a empresa brasileira parte em busca de novas oportunidades para o negócio de transporte aéreo.
 
A iniciativa conta com a colaboração de startups, investidores, academia e corporações. A equipe buscará parcerias que viabilizem novos modelos de negócios e tecnologias e estará operacional a partir deste mês.

“Há uma grande transformação mundial em curso, acelerada pela evolução da inteligência artificial, robótica, realidade virtual, veículos autônomos, contribuindo para a vida de milhões de pessoas. Este é mais um passo para que a Embraer seja protagonista nas transformações do transporte aéreo mundial”, afirma Campello. 

A empresa decidiu impulsionar a inovação de forma abrangente, a partir de um centro global de negócios que está sendo instalado em Melbourne, na Florida, localidade que já abriga uma unidade industrial, de engenharia e de serviços, conectada diretamente aos postos avançados de inovação dos Estados Unidos. Além disso, haverá cooperação direta principalmente com a área de engenharia da companhia, em São José dos Campos. 

Campello se reportará ao presidente e CEO da Embraer, Paulo Cesar Silva. “Queremos nos integrar à comunidade no Vale do Silício e Boston, criando valor para o transporte de pessoas e cargas a partir dos maiores ecossistemas de inovação do mundo”, afirma o CEO em nota à imprensa. 

Segundo a Embraer, a empresa investe anualmente cerca de 10% do seu faturamento em pesquisa, desenvolvimento, inovação e melhoria de suas instalações industriais. Quase metade do faturamento da empresa hoje vem de inovações ou melhorias significativas implantadas nos últimos cinco anos.


Fonte: Embraer