Nesta segunda-feira (4), foi anunciada a parceria entre a Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, e a Avantto, líder no ramo de compartilhamento de aeronaves no Brasil. As empresas assinaram uma Carta de Intenções, firmando uma parceria destinada ao desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana na América Latina.
Esse acordo inclui um pedido de 100 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve, bem como uma colaboração para desenvolver uma nova operação do veículo aéreo no Brasil e em toda a América Latina. As entregas devem começar em 2026.
A Avantto e Eve planejam iniciar sua parceria em um trabalho conjunto para desenvolver novos serviços e procedimentos que, juntamente com outras partes interessadas do setor, possam criar um ambiente seguro e escalável para expandir as operações de eVTOL no continente. Esses esforços focarão nos aspectos críticos da experiência do passageiro, a fim de criar um projeto que atenda a todos os usuários, incluindo uma forma para maximizar a acessibilidade e a inclusão nas operações de embarque de eVTOL.
Segundo André Stein, CEO da Eve, "A Avantto já é uma grande parceira da Embraer Aviação Executiva e estamos reforçando esse vínculo com um foco comum na sustentabilidade dessa próxima geração de transporte", afirma.
"A experiência expressiva da Avantto em operações, aliada à sua estratégia de crescimento, faz dela uma parceira ideal para a futura expansão da implantação de eVTOL e da Eve no Brasil e em toda a América Latina. Trabalharemos juntos para essa missão de democratizar a aviação por meio do aumento da viabilidade e da acessibilidade", completa Stein.
"Há mais de uma década, a Avantto desenvolve softwares, sistemas e procedimentos que permitem oferecer serviços de transporte de helicóptero em áreas urbanas e de curta distância sob medida, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para centenas de seus membros ativos. Esse conhecimento exclusivo será um dos principais pilares do ecossistema de mobilidade aérea urbana desenvolvido pela parceria Eve/Avantto", declara Rogério Andrade, CEO e fundador da Avantto.
eVTOL
O eVTOL é uma aeronave de emissão zero, baixo ruído e design simples e intuitivo, que continua a atingir marcos de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020, e uma prova de conceito em outubro de 2020. Paralelamente, o projeto de Gestão do Tráfego Aéreo Urbano da Eve alcançou um novo marco em sua colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA, sigla em inglês), para desenvolver um ambiente escalável necessário para hospedar voos da UAM.
Apoiada na história de mais de 50 anos da Embraer na fabricação e certificação de aeronaves, a Eve traz uma proposta de valor ímpar, oferecendo um conjunto de produtos e serviços disruptivos.