Cargueiro militar produzido no Brasil surge para estabelecer novos padrões em sua categoria O avião de transporte multimissão KC-390 fabricado pela deve receber a certificação militar ainda no início do próximo ano. A empresa concluiu com sucesso os testes de desembarque de tropas, evacuação pelas escotilhas e evacuação pelas portas dianteiras e traseiras do avião de transporte multimissão KC-390. A avaliação foi realizada recentemente na Base Aérea de Brasília.
Os testes atenderam aos requisitos exigidos para o atingimento da Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability - FOC), objeto da certificação militar final da aeronave, que deve ocorrer no último trimestre de 2019. Os ensaios contaram com o apoio da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro e envolveram aproximadamente 370 militares.
"Ao completar com excelência mais essa importante etapa da campanha de testes rumo à certificação militar final, o KC-390 demonstra cumprir com os mais rígidos padrões de operação e segurança da indústria", disse Walter Pinto Júnior, diretor do Programa KC-390.
Desenvolvido no Brasil para substituir o C-130 Hércules e estabelecer novos padrões em sua categoria, o KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático/logístico. Em sua categoria, que é o transporte médio busca oferecer o menor custo do ciclo de vida do mercado.
O gigante militar da Embraer é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.