Embraer entrega primeiro avião multimissão KC-390 à Força Aérea Brasileira

O KC-390 será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT)


A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro avião de transporte multimissão KC-390. A cerimônia de entrega da aeronave foi realizada na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB. O avião é fruto do projeto conjunto da FAB com a Embraer.

O KC-390 será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). A Embraer tem realizado treinamentos teóricos e práticos junto às equipes da FAB para o início das operações da aeronave.  O KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado.

O programa representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB. Em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Os aviões são produzidos na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo.

Aeronave cargueiro KC-390 na LABACE 2019 - Foto: Lucas Lacaz RuizAeronave cargueiro KC-390 na LABACE 2019 - Foto: Lucas Lacaz Ruiz (Foto : Destaque - Força Aérea Brasileira)

"A entrada em serviço do KC-390 na FAB representa um marco importante para o programa e certamente aumentará o crescente interesse internacional por essa aeronave, consolidando o caminho para novas vendas", disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "

Certificação - O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2018, quando atingiu a Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability - IOC), assegurando, assim, as condições necessárias para o início da operação da aeronave.

"A incorporação do KC-390 na Força Aérea Brasileira é um marco na aviação militar. Sua modernidade trará uma implementação e aperfeiçoamento na doutrina de emprego desse vetor multimissão, contribuindo sobremaneira para o cumprimento da missão de controlar, defender e integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade", afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.