Embraer inaugura novo Centro de Engenharia e Tecnologia em Florianópolis

A Embraer busca se inserir em ecossistemas que fomentem a inovação e o desenvolvimento de tecnologias de ponta, onde quer que estejam presentes.


Nova parceria dará continuidade ao projeto da Embraer em solo catarinenseNova parceria dará continuidade ao projeto da Embraer em solo catarinense (Foto : Embraer)

A Embraer inaugura nesta sexta-feira (25) um Centro de Engenharia e Tecnologia (CETE-SC), em Florianópolis. O centro está instalado no Parque Tecnológico Alfa, no prédio da incubadora CELTA localizado, onde uma equipe de engenheiros da Embraer estará voltada exclusivamente ao desenvolvimento de sistemas aeronáuticos.

De acordo com a companhia, o projeto faz parte da parceria com a Fundação CERTI e conta com apoio da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O projeto visa ainda centralizar a gestão dos projetos desenvolvidos pela Embraer em Santa Catarina, que incluem parcerias com empresas privadas.

 

Pesou na decisão da Embraer de se instalar o CETE em Florianópolis fatores como a qualidade da engenharia em Santa Catarina e as iniciativas do governo estadual por meio da FAPESC. Também pesaram a experiência e o domínio, pelos especialistas da CERTI, de competências técnico-científicas em eletrônica, software, metrologia e instrumentação, garantia da qualidade, confiabilidade, rastreabilidade e manufatura eletrônica, por meio da sua unidade Labelectron.

 

O novo centro de pesquisa é fruto de um convênio assinado em 2015 com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) que repassou de R$13 milhões.  A parceria entre Fundação CERTI e Embraer visa que as empresas catarinenses venham a ser futuras fornecedoras da indústria aeronáutica.

 

Uma nova fase do contrato terá início durante o evento, com a assinatura de novo convênio para dar continuidade à parceria, visando à continuidade do desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva em sistemas eletrônicos para uso aeronáutico. Essa extensão do projeto de cooperação tecnológica representa um reconhecimento dos bons resultados obtidos nas primeiras etapas do projeto e sinaliza a possibilidade de expansão futura do escopo.

 

“A Embraer busca se inserir em ecossistemas que fomentem a inovação e o desenvolvimento de tecnologias de ponta, onde quer que estejam presentes. Esse é um dos principais fatores que levaram a empresa a escolher Florianópolis como sede de seu novo Centro de Tecnologia”, explica o Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da empresa, Humberto Pereira.