Embraer testa pela primeira vez o eVTOL em voo

protótipo em escala




A Embraer divulgou hoje (23), em suas redes sociais o pela primeiro voo do eVTOL da empresa.

O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL), esta sendo desenvolvido pela Eve Air Mobility, uma divisão da Embraer, focada em soluções de mobilidade urbana.

Ainda em uma apresentação de protótipo, em escala reduzida da aeronave, mas com detalhes interessantes, como por exemplo, designer futurístico, presença de 10 hélices distribuídas em duas asas e esquis de pouso.

A EmbraerX já havia apresentado em 2019 sua visão para o futuro da mobilidade urbana durante feira internacional, na cidade americana de Austin, no Texas.

A fabricante informou ainda que, havia conduzido o primeiro "voo virtual" da aeronave em simulador no mês de julho de 2020, etapa necessária para calibrar os comandos do aparelho, mas ainda não revelou sobre mais detalhes do protótipo, também conhecido como "táxi voador".

Os eVTOLs são propostos como um novo meio de transporte em grandes centros urbanos, empresas como Uber Air a qual esta entre as principais neste ramo, agora conta com a participação da Embraer e outros fabricantes.

Os primeiros países a contarem com o novo modal de transporte serão os EUA e Australia, com previsão de início dos serviços em meados de 2023.