FaceApp: saiba o risco que você pode estar se submetendo

O aplicativo que está bombando nas redes pode ser perigoso


O aplicativo FaceApp está fazendo grande sucesso por todo o mundo, com uma montagem que prevê como seríamos com algumas décadas a mais de idade. Os usuários podem até não perceber, mas estão pagando (caro) por ele.

Aos olhos da maioria das pessoas, é apenas um "app inofensivo" e essas mesmas pessoas sequer se perguntam porque alguém faria "gratuitamente" algo tão interessante e recheado de inteligência artificial. Será que essas mesmas pessoas mudariam de opinião se soubessem que o app foi criado por uma empresa russa? É isso mesmo, o FaceApp foi criado pelo organização russa Wireless Lab.

Porém, a grande questão não está na nacionalidade da empresa criadora do app. O que acontece de fato é que essa empresa não é uma organização benevolente, criadora de uma "diversão gratuita".Os usuários do FaceApp estão pagando à Wireless Lab: com seus próprios dados (presentes e, potencialmente, futuros).

A empresa criadora da app está recolhendo informações sobre os utilizadores e construindo uma enorme e valiosa base de dados, tudo isso com a autorização dos usuários.

Por aqui você pode ler na íntegra a política de privacidade. Os usuários que baixam o FaceApp concordam com todos os termos descritos nele.

A Wireless Lab pode:

  • Coletar todo o conteúdo do usuário (por exemplo, fotos e outros materiais) publicados no app.
  • Monitorar quais páginas da Web foram visitadas pelo usuário.
  • Coletar o endereço IP, tipo de navegador, páginas de referência / saída e URLs, número de cliques e como você interage com links no Serviço, nomes de domínio, páginas de destino, páginas visualizadas e outras informações desse tipo.
  • Acessar, coletar, monitorar, armazenar em seu dispositivo e / ou armazenar remotamente um ou mais "identificadores de dispositivo".

Repare ainda, na Política de Privacidade do FaceApp, como são amplas as possibilidades de utilização dos dados do usuário:

  • Fornecer conteúdo e informações personalizadas para você e outras pessoas, que podem incluir anúncios online ou outras formas de marketing
  • Fornecer, melhorar, testar e monitorar a eficácia do nosso serviço
  • Desenvolver e testar novos produtos e recursos
  • Monitorar métricas como número total de visitantes, tráfego e padrões demográficos
  • Diagnosticar ou corrigir problemas de tecnologia
  • Atualizar automaticamente o aplicativo FaceApp no seu dispositivo

Talvez você não se importe com o uso dos seus dados e isso é um direito seu. Porém, devemos nos conscientizar de que nem mesmo no mundo digital existe "almoço grátis", ou seja, no mundo dos dados, se algo é "gratuito", então o produto é o próprio usuário.