INPE confirma: Satélite CBERS 04A será lançado na madrugada do dia 17 de dezembro

O satélite está no Laboratório da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) desde o final de maio


Satélite CBERS 04A será lançado na madrugada do dia 17 de dezembroSatélite CBERS 04A será lançado na madrugada do dia 17 de dezembro (Foto : Divulgação / INPE)A contagem regressiva para o lançamento do satélite CBERS 04A  já começou.  A data de lançamento e o horário foram definidos para 00:21 (horário de Brasília) do dia 17 de dezembro. O satélite está no Laboratório da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) desde o final de maio deste ano.

Desenvolvido em parceria com a China, o CBERS 04A e toda a programação de seu lançamento podem ser acompanhados nas páginas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (www.inpe.br) e também na do CBERS (www.cbers.inpe.br) na Internet.

No laboratório chinês, o satélite binacional foi submetido a testes elétricos pós-transporte. Antes, no Brasil, o equipamento passou por uma série de atividades de montagem, integração e testes, por quase 18 meses, no Laboratório de Integração e Testes (LIT), do INPE.

A Revisão Final de Projeto (FDR) aconteceu no dia 25 de setembro. A partir disso, o satélite e equipamentos foram acondicionados em contêineres para o transporte até a Base de Lançamento de Satélites de Taiyuan (TSLC), a cerca de 500 quilômetros de Pequim. O transporte do CBERS 04A para a Base, previsto para o dia 5 de novembro, será feito de trem.

O satélite CBERS 04A é o sexto desenvolvido em parceria com a China, cujo programa é resultado do primeiro acordo de cooperação em alta tecnologia firmado entre dois países no contexto das relações internacionais Sul-Sul.

No Brasil, a responsabilidade do desenvolvimento do Programa CBERS (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e na China, da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST).