Introdução a Cibersegurança: Mantenha-se Seguro Online

Saiba como.


A cibersegurança é um termo que se refere à proteção de dispositivos, servidores e redes para que elas não sofram ataques de terceiros. A ideia é garantir que o usuário tenha uma navegabilidade sem enfrentar grandes problemas. E com o máximo de proteção possível para os seus dados.

Segundo levantamento da empresa Fortinet, em 2021 o Brasil sofreu mais de 80 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. O único país que venceu o Brasil em ataques cibernéticos na América Latina e Caribe foi o México, com mais de 160 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.

Esses dados mostram como é relevante o tema cibersegurança no cenário brasileiro. Afinal, é essencial que o usuário tenha total confiança ao acessar sites usando dispositivos móveis e computadores. Para isso, o debate da cibersegurança deve estar acessível e as informações precisam ser transparentes para quem navega online.

Quanto mais informações os usuários tiverem sobre a cibersegurança, melhor eles podem se preparar para evitar que hackers consigam acessar os seus dados e usá-los para finalidades ilícitas. Independentemente de você ser um usuário experiente, ou um novato, existem algumas boas práticas importantes para se manter seguro online.

Boas práticas para navegar com segurança

Quem navega online precisa ter algumas boas práticas em mente. A primeira delas consiste em ter um antivírus instalado em seu dispositivo. Lembre-se de atualizar ele constantemente. Afinal, as empresas que oferecem esse tipo de serviço costumam desenvolver atualizações constantes na finalidade de estar por dentro das últimas novidades em termos de proteção de dados dos usuários.

Outra boa prática importantíssima para quem navega online é definir a autenticação em duas etapas para os seus acessos. Seja para acessar o e-mail, redes sociais, aplicativos de conversação, ou até mesmo serviços bancários, é importantíssimo que você tenha verificação em duas etapas ativada.

A ideia da verificação em duas etapas é fazer exatamente o que o seu nome diz: oferecer uma segunda etapa para quem deseja entrar em sua conta. Essa verificação pode acontecer tanto via código SMS, quanto via chamada eletrônica ou, em alguns casos, também via mensagem no WhatsApp.

Independentemente da maneira pela qual você pretende ativar a verificação em duas etapas, é importantíssimo que você ative-a quando necessário. É algo extremamente rápido e que trará ainda mais proteção para a sua conta. Afinal, os hackers precisarão do código de acesso para poder acessá-la.

Falando em senhas, a próxima dica diz respeito exatamente ao não compartilhamento de sua senha com ninguém. Absolutamente nenhuma pessoa deve saber qual é a sua senha, nem mesmo o suporte do seu cartão de crédito. Por isso, evite compartilhá-la com estranhos ou até mesmo com os seus amigos.

Vá além com VPN

Se você quer ir além da proteção básica que as plataformas oferecem, é possível ainda usar a Virtual Private Network (VPN). Esse serviço de proteção garante que você tenha uma camada adicional de segurança via criptografia avançada de dados. Dessa forma, as suas informações serão codificadas e será mais difícil para os hackers acessá-las.

A ideia de baixar uma VPN usando o link de download para Windows é permitir que você possa acessar redes de internet sem que as suas informações estejam disponíveis para diversas pessoas em diferentes servidores. Afinal, somente um servidor intermediário receberá esses dados e usará de criptografia para enviá-los ao servidor final.

Apesar de estar ainda ganhando popularidade entre os brasileiros, essa tecnologia revolucionou o mercado de cibersegurança. Por isso, diversas pessoas de diferentes países têm utilizado a VPN para conseguir navegar em segurança e não ter problemas com relação a apropriação indevida de seus dados.

Combinação de boas práticas e VPN é a melhor maneira de navegar com segurança

Para que a sua navegabilidade seja ainda mais segura, é importantíssimo que você adote as práticas de atualização constante do seu antivírus, definição de verificação em duas etapas, bem como não compartilhar os seus dados com ninguém. Além disso, usar a VPN ajuda a proteger ainda mais os seus dados.

Em meio a um mundo onde novas tecnologias surgem frequentemente na busca de oferecer mais segurança para os internautas, é importantíssimo que você fique por dentro dos últimos desenvolvimentos da indústria de tecnologia mundial. Por isso, usar todas as ferramentas de proteção é uma boa prática para evitar problemas com as suas informações.

Depende somente de você criar essa camada de proteção e navegar com mais segurança usando a VPN. Portanto, mãos à obra e comece hoje mesmo a acessar os seus sites protegidos de uma forma ainda mais segura.