Por que o Wordpress é a plataforma mais recomenda?

Confira os exemplos.


Quem gerencia qualquer negócio sabe que necessita investir em presença digital. Quando se fala nessa presença, a criação de um site é parte fundamental. É por meio de um site que qualquer negócio se torna visível para o público consumidor.

Em uma época em que todos os perfis de público estão na internet, criar e gerenciar um site deixa de ser um simples recurso e passa a ser uma obrigação. É aí que quando se fala em criação de um site entra em cena o WordPress

Famoso por seus plugins e templates, o WordPress é o queridinho de muitos usuários, experientes ou não em se tratando de plataformas de criação e gestão de sites. 

A prova disso é que os empreendedores até mesmo podem optar por comprar hospedagem de site WordPress, otimizada justamente para essa plataforma de criação. 

Sendo assim, nesse artigo vamos relatar alguns tópicos importante sobre o WordPress e o porquê essa ferramenta é tão recomendada. 

WordPress e a importância de um site para a presença digital

Em tempos em que a automação de processos é um recurso capaz de beneficiar qualquer tipo de empreendimento, ter um site se torna importante. Por meio de um site é possível interagir com os consumidores e trazer informações relevantes sobre o negócio.

Graças a um site é que fica mais fácil divulgar a empresa, mostrar os produtos e os serviços oferecidos. Nesse caso, o WordPress é uma das opções mais recomendadas para a criação de um site profissional.

Essa plataforma não é útil apenas para sites com perfil institucional para empresas. O WordPress também ajuda profissionais freelancers a interagir com os potenciais clientes e, com isso, obterem um local na web para criar um portfólio e divulgar os trabalhos.

O WordPress surgiu em 2003, quando essa história de ter blogs e sites era um terreno ainda a ser desbravado. Desde então, a plataforma vem se consolidando como uma alternativa viável para quem quer assegurar uma eficiente presença online.

As razões para isso residem no fato de que ela é intuitiva, tem plugins importantes e até hospedagem de sites otimizadas para os seus recursos.

Conheça os benefícios do WordPress

Se você quer criar um blog pessoal, escolha o WordPress. Caso o seu objetivo seja criar uma loja online, investir em um e-commerce, adivinha então qual é a plataforma que conta com os recursos ideais para isso. Pois é, se você pensou no WordPress acertou.

Ela é um sistema de gerenciamento que apresenta várias vantagens para qualquer projeto na internet. Logo abaixo vamos listar as principais delas. 

Fácil instalação

Uma das principais características do WordPress é o fato dele ser intuitivo. Aquela ideia de que para ter um site ou blog é necessário dominar "a magia" dos códigos complicados não existe quando se trata dessa plataforma.

Isso o torna bastante requisitado não apenas pelos iniciados em linguagem de programação, mas também por usuários ainda iniciantes.

Além disso, o usuário tem condições de optar entre iniciar a instalação do zero ou transferir o seu antigo site para ele. Ele também é famoso pela sua instalação de 5 minutos, que não demanda nenhum conhecimento teórico e prático sobre programação.

Inclusive, na hora que você pensar em comprar hospedagem, vale lembrar que as melhores empresas de web hosting disponibilizam a instalação automática da plataforma.

Código Aberto

O WordPress é um software de código aberto. Mas afinal, o que isso quer dizer? Isso significa que o código-fonte da plataforma está disponível para qualquer pessoa.

Sendo assim, usuários de qualquer canto do planeta estão aptos a estudar, alterar e avaliar o WordPress. Com isso eles possuem a permissão de contribuir alertando a respeito de bugs e, caso quiserem, sanar problemas.

O WordPress hoje em dia conta com uma comunidade sempre ativa e que atua constantemente para tornar a plataforma mais eficiente a cada atualização.

Amigável para SEO

"SEO", essas três letrinhas são essenciais para que o site de uma empresa seja bem ranqueado nas páginas de resultado do Google, do Yahoo, Bing e outros conhecidos buscadores.

As famosas técnicas de SEO (Técnicas de Otimização de busca) compreende o uso correto de palavras-chaves nas postagens do site ou blog, bem como outras práticas como velocidade de carregamento de páginas, otimização de imagens e conteúdo.

O WordPress em sua essência é uma plataforma otimizada para SEO. Além disso, há vários plugins especiais que ajudam na implementação dessas práticas. O Yoast é um dos exemplos. 

Oferece segurança

A segurança é um recurso importante na internet. E qualquer tipo de empreendimento online deve contar com bastante proteção para garantir a credibilidade e o profissionalismo que os clientes esperam.  

Nesse quesito, além da proteção própria da plataforma, o usuário terá à disposição excelentes plugins de segurança, como, por exemplo, o Sucuri Security e o Akismet.

Conheça algumas dicas essenciais para melhorar a velocidade do seu WordPress

Que o WordPress traz várias vantagens disso você já sabe, mas você sabia que com algumas dicas simples, é possível torná-lo melhor do que já é? Para isso, fique atento para as seguintes dicas a seguir. 

Utilize apenas os plugins essenciais

Não há dúvidas de que os plugins trazem vários benefícios para o seu site ou blog em WordPress, mas aí vai um conselho importante: utilize-os com moderação.

Uma quantidade acima do normal de plugins, especialmente aqueles que já estão desatualizados, podem diminuir significativamente o desempenho da sua plataforma WordPress. 

O ideal é que a primeira medida a ser realizada seja a retirada deles ou, caso considere mais conveniente, desative os plugins que já não possuem mais serventia. Mas ainda assim é importante contar apenas com aqueles que realmente são necessários para o seu trabalho.

Usar plugin de cache

Cache consiste em um recurso capaz de reduzir as cargas dos servidores. Na realidade ele funciona como um sistema que armazena as informações que são usadas com frequência pelo sistema dos clientes.

Desse modo, o navegador não necessita ficar exigindo as mesmas informações repetidamente para o servidor. Além disso, o cache tem condições de melhorar o desempenho de qualquer site WordPress, se tornando um dos métodos mais conhecidos para turbinar o seu projeto online.

Reduza o tamanho das imagens

No caso de um blog, imagens com resolução muito elevada exige demais dos servidores. As imagens muito pesadas prejudicam nitidamente a velocidade de carregamento.

As medidas para sanar tal problema são simples. Basta usar nas postagens imagens de resolução baixa, bem como contar com plugins de compressão para reduzir o tamanho dela. Um deles é o Smush.it.

O WordPress é famoso pela sua versatilidade e eficiência

Sites institucionais, blogs pessoais e lojas online podem se beneficiar muito das funcionalidades que essa plataforma oferece. Na realidade, o WordPress já é indicado para quase todos os tipos de projetos web. 

Com isso, na hora de escolher ou comprar hospedagem para o seu site WordPress escolha justamente um serviço de web hosting baseado nessa plataforma, pois as vantagens serão ainda mais evidentes.

Portanto, mantendo a quantidade aceitável de plugins e outras dicas de otimização, o WordPress permite obter que você garanta excelentes resultados para a sua presença digital.