Prêmio Colmeia Bayer abre inscrições para projetos de inovação

Inscrições devem propor soluções para desafios estipulados pela multinacional


Em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, a Bayer lança a terceira edição do Prêmio Colmeia Bayer, iniciativa que tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação da cidade. Assim como nos anos anteriores, em 2023 o prêmio irá propor desafios práticos e selecionar as melhores soluções, apresentadas por startups ou universitários.

Serão quatro desafios diferentes. A maioria deles apresenta uma pegada ambiental e tem como objetivo diminuição de resíduos ou emissão de CO2 em processos produtivos. O primeiro deles é desenvolver uma estratégia para diminuir os resíduos domésticos ou aumentar a reciclagem desses resíduos, fomentando a economia circular.

Já o desafio número dois está diretamente ligado ao cotidiano da Bayer. O participante deverá desenvolver abordagens para melhoria da gestão de resíduos sólidos na cadeia produtiva da indústria química. No terceiro desafio proposto pelo prêmio, os times precisam criar alternativas pra a redução do impacto de CO2 na cadeia logística.

Por último, o prêmio ainda oferece a oportunidade de propor uma tecnologia, via o aplicativo Microsoft Teams, que substitua o uso dos rádios no ambiente industrial. O objetivo, neste caso, é facilitar a comunicação nas operações normais e nas emergências, durante 24 horas por dia.

"São desafios que envolvem questões reais do cotidiano de uma unidade produtiva como a Bayer de São José dos Campos. Trata-se de uma parceria que coloca a Bayer como protagonista em um intercâmbio de conhecimento com a comunidade acadêmica e da inovação da cidade e região. Além disso, os desafios propostos ainda atendem importantes ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que estão relacionadas também à nossa atuação em São José", afirma a gerente de Relações Industriais e Comunicação, Lilian Nogueira.

Candidatura e premiação

A abertura das inscrições acontece no dia 28. Para participar, o interessado deve preencher a ficha de inscrição no site do Prêmio Colmeia Bayer. Os projetos poderão ser enviados até o dia 29 de setembro. Antes disso, no dia 5, os organizadores promoverão uma live para divulgação e esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo.

Os projetos selecionados irão participar do programa Nexus Lab, no Parque Tecnológico de São José. O programa funciona como uma incubadora de startups e oferece toda estrutura física e de mentoria para que as empresas possam desenvolver todo o seu potencial. O resultado sairá no dia 5 de dezembro. "O Prêmio Colmeia Bayer tem como objetivo fortalecer e melhorar negócios com base tecnológica, considerando os aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. O projeto oferecerá apoio através da aplicação de mentorias em ideias selecionadas que incorporem os desafios propostos e demonstrem originalidade na sua aplicação. Serão valorizadas ideias relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, com ênfase em práticas ESG", afirma Luiz Carvalho, Coordenador de Projetos do Parque Tecnológico São José
dos Campos.

Projeto selecionado já arrecadou R$ 300 mil

Selecionada na última edição do Prêmio Colmeia Bayer, a startup Gen&Vita conta com um inovador projeto para o desenvolvimento de um bioproduto com ação antifúndica para ser aplicado em cultivos orgânicos. À frente da empreitada, Aline Gonçalves afirma que a experiência permitiu grande aprendizado em mentorias e visitas às instalações da Bayer. "Ser selecionado pelo Prêmio Colmeia Bayer nos deu a oportunidade de evoluir numa velocidade extraordinária. Os times da Bayer e do Parque Tecnológico foram fundamentais para que a gente alcançasse um novo patamar. Atualmente conseguimos um financiamento de
aproximadamente R$ 300 mil da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para desenvolver esse produto. Mesmo assim, seguimos contando com o suporte da Bayer em consultoria", afirma a mestranda em Biologia Industrial.