Programa Prosub - Marinha do Brasil inicia em 2019 os testes com submarino Riachuelo

Além dos tradicionais torpedos, pode também lançar mísseis antinavios como o brasileiro Mansup


Cerimônia de lançamento ao mar do submarino S-40 RiachueloCerimônia de lançamento ao mar do submarino S-40 Riachuelo (Foto : Tomaz Silva / Agência Brasil)

A Batalha Naval do Riachuelo, na Guerra do Paraguai (1864-1870) foi decisiva em dois pontos principais: a primeira, foi a vitória relevante das tropas que defendiam o Brasil ainda não constituído com identidade própria - era recente sua emancipação do domínio português - e a segunda, foi a primeira noção de um povo se identificando como brasileiro.

O lançamento do Submarino Riachuelo na última sexta-feira (14) representa muito dessa necessária identidade nacional de soberania e fortalece a Marinha do Brasil com um dos mais novos e modernos veículos submersíveis de ataque em todo o mundo. Além de carregar os tradicionais torpedos, pode também lançar mísseis antinavios como o brasileiro Mansup e é um dos mais silenciosos.

O veículo brasileiro tem 72 metros de comprimento e pode permanecer cerca de 70 dias em missões marítimas com uma equipe de 35 militares. A partir de 2019, a Marinha do Brasil vai iniciar uma fase de dois anos de testes e provas em mar, até que em 2020 o Riachuelo possa entrar oficialmente em serviço para desenvolver sua missão que é o controle das águas oceânicas de interesse nacional.

O S-40 Riachuelo é um submarino convencional de propulsão diesel-elétrica montado nos estaleiros da Base Naval de Itaguaí-RJ. É o primeiro de cinco submarinos que serão produzidos no país pelo programa Prosub com transferência de tecnologia do veículo submersível francês Scorpène por meio do Acordo de Transferência de Tecnologia firmado entre a França e o Brasil de 2008

Depois do Riachuelo, os engenheiros da base de Itaguaí terão a missão de desenvolver os outros quatro veículos que constam do acordo, que são o Humaitá,Toneleiro e Angostura, além de um submarino nuclear.