A quarta edição da RM Vale TI - Feira e Congresso de Tecnologia e Informação consolidou a feira promovida pelo Parque Tecnológico São José dos Campos como um evento de interesse nacional. Expositores, empresários e gestores públicos de várias regiões do país participaram do evento, que recebeu 4.000 pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro.
"A feira, com certeza, deixa de ser regional e passa a ser uma feira nacional. Não só com visitantes vindos de várias cidades brasileiras, mas também com expositores de outros estados", disse Marcelo Nunes, coordenador do APL (Arranjo Produtivo Local) TIC Vale (Tecnologia da Informação e Comunicação do Vale do Paraíba), responsável pela organização do evento.
Pela feira passaram empresas e profissionais dos municípios de Fortaleza (CE), Marco (CE) , Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Caxambu (MG), Resende (RJ), Paulo de Frontin (RJ), além de várias cidades do interior de São Paulo, como Avaré e Matão.
A projeção é que as parcerias fechadas durante os três dias de feira gerem cerca de R$ 3 milhões em negócios a curto prazo e cerca de R$ 6 milhões a longo prazo, segundo Nunes. "A RM Vale tem mesmo esse papel: fazer com que as empresas expositoras criem negócios complementares e que os gestores públicos e os empresários encontrem na RM Vale TI as soluções que precisam."
O coordenador ressaltou também que o discurso dentro da feira reforçou o papel do Parque Tecnológico como polo indutor de tecnologias para o agronegócio e para as cidades.
O diretor técnico da AgemVale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), José Celso Bueno, propôs que o Parque desenhe um projeto com o objetivo de levar tecnologias para os municípios da região metropolitana. O acordo também vai ao encontro da proposta do presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba Litoral Norte), Clodomiro Junior, de transformar a região metropolitana em um 'território inteligente'.
Já a proposta da senadora Marta suplicy, que visitou a RM Vale TI na quinta-feira (19), é extrapolar as fronteiras do Vale do Paraíba. Em uma reunião com o diretor geral (Marco Antonio Raupp), a senadora externou que vai implementar uma agenda para que o Parque leve suas tecnologias para todo o Estado. "Inicialmente para a região de Ribeirão Preto, para apresentarmos nossas soluções tecnológicas para o Agronegocio e Cidades Inteligentes, principalmente", disse Nunes.
Startups Para o gestor de empreendedorismo e inovação, Alexandre Barros, a RM Vale TI também foi muito positiva e superou as expectativas das startups que participaram das atividades do Investor Day, que aconteceu no último dia da feira. Barros é o responsável pela incubadora do PqTec.
Segundo ele, os dois grandes objetivos do Investor Day foram atingidos. O primeiro era atrair grandes investidores para mostrar a potência do ecossistema do Parque. Já o segundo objetivo, e mais desafiador para Alexandre Barros, era provar para os investidores o potencial real das startups da incubadora, por meio das apresentações no Demoday.
"Pelo feedfback que eu peguei com todos os investidores, eles ficaram impressionados com o nivel e qualidade dos projetos, todos com grande densidade tecnológica. Foram apresentados projetos com algorítmos, inteligência artificial, com punch tecnológico mesmo", disse Barros.