São José dos Campos pode ter filial de empresa aeroespacial dos EUA

Representantes da empresa americana Vaya Space visitaram o Parque Tecnológico de São José


Na última quarta-feira (5), São José dos Campos recebeu a visita de representantes da empresa americana Vaya Space, que pretende abrir uma filial no Brasil em breve.

A Vaya Space é uma empresa de propulsão de foguete híbrida e lançadora SmallSat, que aproveita os avanços e novas tecnologias de fabricação dos equipamentos para redução de custos, mantendo o desempenho e a segurança do acesso ao espaço.

A proposta da empresa é construir uma unidade fabril com 10 mil metros quadrados e gerar cerca de 200 empregos diretos, tendo a cidade de São José dos Campos, como candidata natural a receber o investimento, por ser a sede desse segmento no país.

Segundo Roberto Fabian, presidente da Vaya Space, o fato de São José dos Campos ser referência no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial e contar com um robusto cluster de empresas e instituições ligadas ao setor, despertaram o interesse pela cidade.

O cluster aeroespacial brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico de São José, reúne mais de 100 empresas aeronáuticas e espaciais, promovendo e estabelecendo parcerias e estimulando a competitividade no mercado local e global.

De acordo com a Revista Financial Times, o ranking divulgado no ano passado, mostra que São José é a melhor cidade estratégica do mundo para receber investimento no setor aeroespacial.

São José dos Campos pode ter filial de empresa aeroespacial dos EUASão José dos Campos pode ter filial de empresa aeroespacial dos EUA (Foto : Divulgação)

Estiveram em São José dos Campos o presidente da Vaya Space, Robert A. Fabian, e o vice-presidente de vendas e marketing, Jack Blood.

Os executivos fizeram visitas ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) e ao Parque Tecnológico, onde se encontraram com 15 empreendedores do setor aeroespacial estabelecidos em São José.