São José dos Campos recebe o maior Hackathon do mundo, o NASA Space Apps Challenge

Inscrições estão abertas para os participantes até primeiro de outubro


O Nasa Space Apps Challenge, maior hackathon do mundo, está com inscrições abertas para a maratona de São José dos Campos. A competição busca entusiastas que tenham força de vontade e queiram transformar o mundo em que vivem ou que sonhem com a vida no espaço. Ela será online e busca participantes criativos para criar soluções inovadoras para diversos desafios.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 01 de outubro através do Sympla. São esperados 200 participantes que irão formar grupos de 3 e 6 pessoas para elaborar e apresentar um projeto durante a competição local que será realizada de 3 a 4 de outubro.

 

Leka Hattori - representante do NASA Space Apps Challenge para SJCLeka Hattori - representante do NASA Space Apps Challenge para SJC (Foto : Leka UP)Destaque feminino

 

Um destaque dessa edição é que a organização tem o objetivo de estimular a maior participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. Por isso, a expectativa da organização é de haja pelo menos 40% de mulheres inscritas este ano.

Esta é a primeira vez que o Vale do Paraíba recebe esse evento e existe uma expectativa muito grande sobre a qualidade dos projetos que serão apresentados, uma vez que a região reúne inúmeras instituições de ensino e tecnologia como o ITA, CTA, entre outras.

A representante da NASA em São José dos Campos, Leka Hattori, afirma "estamos preparando um grande evento, totalmente digital, online. Para isso, criamos o aplicativo Space&Terra, onde mentores e participantes podem interagir entre si."

Os dois primeiros colocados de SJC competirão na final mundial, juntamente com os finalistas das outras localidades. Os vencedores mundiais são escolhidos pela Nasa.  No ano passado, dois times brasileiros, um de São Paulo e outro de Salvador, ganharam a disputa mundial concorrendo contra 29 mil participantes de 80 países. Como prêmio, eles foram convidados para assistir o lançamento de um foguete de dentro do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida. 

As duas cidades tiveram como destaque a qualidade e variedade dos mentores, o que acabou sendo determinante para o sucesso das equipes.  

O relato de Felipe Tanso, membro da equipe MASSA, ganhadora de São Paulo e da etapa mundial em 2019 comprova - "a ajuda dos mentores foi fundamental, tínhamos a criatividade e a vontade, mas ser mentorados por especialistas experientes toda a diferença. Vi a lista dos mentores deste ano e fiquei muito impressionado! "

 

Ganhadores do NASA Space Apps Challenge Mundial, a equipe MASSA criou uma solução de proteção ao meio ambiente. Fonte: Jornal MetroGanhadores do NASA Space Apps Challenge Mundial, a equipe MASSA criou uma solução de proteção ao meio ambiente. Fonte: Jornal Metro (Foto : Leka UP)

Este ano o time de mentores escalado para ajudar os participantes na etapa de São José dos Campos contará com a participação de alguns nomes reconhecidos no cenário nacional, como Laura Gurgel (COO Ozonean e analista do Shark Thank Brasil), Edilson Osorio Jr (CEO da OriginalMy, considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo no uso de tecnologia blockchain), Anne Chang (advogada, Diretora Executiva da Berkeley Global Society, ganhadora do Blockchain Challenge - desafio promovido pelo governo Obama em 2016), entre outros grandes nomes com ampla experiência em maratonas de inovação além de um currículo profissional de peso. 

Laura Gurgel, Edilson Osorio Jr, Anne Chang, mentores Laura Gurgel, Edilson Osorio Jr, Anne Chang, mentores  (Foto : Leka UP)