Uso obrigatório de máscara é mantido em São Paulo após avaliação do Comitê Científico

Recomendação de médicos veio após confirmação da variante ômicron do coronavírus no estado


Nesta quinta-feira (2), o Governo do Estado de São Paulo atendeu recomendação do Comitê Científico para manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos no estado. Após pedido de João Doria, na tarde da última terça (30), o órgão técnico pediu a manutenção da obrigatoriedade com a confirmação da variante ômicron do coronavírus em São Paulo.

Até então, o governador previa implementar a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11. Mas, na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano.

Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19. Dessa forma, ficou mantida a obrigatoriedade do uso do acessório.

São Paulo foi o primeiro estado a instituir um Centro de Contingência da Covid-19 no país, em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil. Além disso, São Paulo foi um dos primeiros estados a exigir o uso de máscara e a implantar a quarentena.