WhatsApp deixará de funcionar em aparelhos antigos em 2021

Ainda neste ano, aparelhos com mais de sete anos deixarão de receber atualizações do app mais famoso do mundo; saiba mais


O WhatsApp, pertencente ao Facebook desde 2014, é um dos aplicativos mais famosos do mundo. Suas constantes atualizações favorecem o contato com pessoas em qualquer região do globo, e ele se mostrou um poderoso aliado neste período de pandemia. Recentemente, no entanto, a ferramenta anunciou que não dará mais suporte para o WhatsApp em celulares lançados há mais de sete anos em 2021.

Tanto para aparelhos com sistema Android, quanto iOS, a ausência de suporte a aparelhos antigos fará com que o app deixe de realizar algumas funções gradativamente. O motivo, segundo a gigante de relacionamento Facebook, é que os sistemas mais antigos são mais vulneráveis a ataques. Portanto, esta é uma forma de garantir a segurança dos usuários.

Entre os aparelhos Android que deixarão de receber suporte do WhatsApp neste ano estão: o Samsung Galaxy S2, o Motorola Droid Razr, o LG Optimus Black e o HTC Desire. Já os modelos do sistema iOS serão: iPhone 5S, iPhone 5C, iPhone 5, iPhone 4S e todos os outros iPhones anteriores.

Para substituir esses modelos antigos, diversas novas opções têm sido oferecidas no mercado de tecnologia, com preços bastante competitivos e ótimas funcionalidades, como é o caso do Samsung A21S entre os de sistema Android e o iPhone 7 Plus para os amantes de iOS.

O cenário do WhatsApp no Brasil

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, sendo que 93% deles usam o app todo dia. 

Quando olhamos para o comportamento dos usuários, o levantamento aponta que 90% usam o WhatsApp para enviar mensagens de texto e 81% se comunicam por áudio. Um total de 67% utilizam a chamada de voz, enquanto 50% publicam e visualizam stories por meio da função WhatsApp Status.

Alternativas ao WhatsApp

Apesar da intensa preferência no uso do WhatsApp entre os brasileiros, é válido considerar que outras ferramentas podem ser boas alternativas.

Signal

O Signal pertence à empresa Open Whisper Systems e é um app que está disponível para iOS, Android e também para uso em desktops. Este app usa o número do cartão SIM do smartphone e os contatos registrados, não sendo preciso fazer contas e logins.

É importante destacar, ainda, que a Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens, impossibilitando que a própria empresa responsável pelo serviço leia as mensagens dos usuários. Segundo números recentes, este aplicativo já tem mais de dez milhões de downloads na loja de aplicações do Google.

Telegram 

A mesma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box ainda revela que o Telegram está ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros e está presente em 35% dos aparelhos nacionais.

O Telegram tem o mesmo estilo do WhatsApp e do Signal, mas oferece muitas inovações. Aliás, algumas funções do próprio WhatsApp são "inspiradas" no Telegram.