A Prefeitura Municipal de Ubatuba, em conjunto com o Grupamento de Bombeiros Marítimo de Ubatuba (GBMar), divulgam edital para a contratação de Guarda Vidas Temporário (GVT) para atuar no período da temporada de verão - o que vai proporcionar mais segurança aos banhistas durante o período.
Ao todo, são 40 vagas - mantendo o número do ano passado - e o prazo de contratação é de até 90 dias. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente, até 17 de setembro, das 8h às 17h30, no Quartel do Corpo de Bombeiros (rua Guanabara, nº18, Perequê Açu). A prova eliminatória está prevista para o dia 23 de setembro.
"Mantivemos o aumento, totalizando 40 chamamentos, a fim de alcançar um número maior de praias e reforçar a segurança dos que frequentam nossas praias. Mesmo assim, solicitamos a colaboração da população, para que, além do cuidado prévio, respeite a sinalização e a recomendação dos guarda-vidas que estão nas praias e emitem alertas quanto a locais perigosos e mar perigoso", frisou o prefeito Délcio Sato.
Para participar é necessário atender a critérios como: ser maior de 18 anos; ambos os sexos; se masculino, estar quite com as obrigações de alistamento; não ter antecedentes criminais de natureza dolosa; ter completado no mínimo o ensino fundamental; ter boas condições físicas e de saúde comprovado através de atestado médico (deverá apresentar no ato da inscrição).
A carga horária de trabalho dos Guarda Vidas Temporários será de 200 horas/mês, com remuneração de R$1750,59, mais adicional de insalubridade, correspondente a 20% incidente sobre o salário mínimo Federal.
Atualmente, o GBMar de Ubatuba conta com um efetivo de 35 bombeiros, atuando nas seguintes praias: Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba - e
Itamambuca aos finais de semana. Já na temporada, a cobertura aumenta, acrescentando as praias Puruba, Félix, Prumirim, Vermelha do Norte, Vermelha do Centro, Sununga e Sapê.
Desde o início da operação verão 2018/2019, foram efetuados 451 salvamentos.