2ª edição do festival 'Jazz no Vale', com entrada gratuita, traz o melhor do estilo ao Teatro Colinas

Com curadoria do DJ Goulart, evento conta com seis apresentações gratuitas entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro


Festival Festival (Foto : Divulgação)

Entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro, o Teatro Colinas, em São José dos Campos (SP) recebe o festival "Jazz no Vale". Serão, ao todo, seis apresentações gratuitas, sempre às 20h. O evento é realizado pela Sinapse Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e apoio do Colinas Shopping. 

Nesta segunda edição, são as mulheres que dão o tom. A cantora Vanessa Moreno abre a sequência de show acompanhada do pianista, compositor e arranjador Salomão Soares. Dia 3 de outubro será a vez de Sintia Piccin e Power Band. No dia 7, Anette Camargo apresenta o projeto Tania Mara; e, no dia 8, Carol Panesi e Fabio Leal sobem ao palco. No dia 9, três dos cantores mais importantes da região se apresentam juntos: Lud Mazzucatti, Maysa Ohashi e Regis Paulino; e, fechando a programação com chave de ouro, no dia 10, Silvia Goes em Família, com Bia e Thiago Espírito Santo.

O festival conta com a curadoria do DJ Goulart, produtor, músico e pesquisador musical que já atuou com diversos artistas como Zuza Homem de Mello, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wilson Simoninha, BiD e Funk Como Le Gusta, entre outros. É co-criador do "Blue Note Talks" e é dele o projeto "Percursos do Jazz", que conta a história do gênero musical. Ele assina desde 2018, a curadoria do projeto "Jazz no Galpão", da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e, como DJ, já abriu shows de Lulu Santos, Skank e Titãs, além de ser residente do lounge na Porsche Cup no Autódromo de Interlagos e das etapas do GP Brasil de Fórmula 1.

Vale do Paraíba na rota do jazz

O festival "Jazz no Vale" é realizado pela Sinapse Produções Culturais, desde 2011, administradora do Teatro Colinas. A produtora é responsável por trazer grandes produções teatrais à cidade, incluindo estreias nacionais, como "A Mentira", comédia do francês Florian Zeller, com elenco formado por Miguel Falabella, Zezé Polessa, Karin Hills e Frederico Reuter; e musicais, como "Rita Lee Mora ao Lado", estrelado pela atriz Mel Lisboa.

Em 2022, a Sinapse realizou a primeira Mostra de Teatro do Vale. E, em 2024, assinou o Festival de Teatro Seguros Unimed, com espetáculos em 23 cidades do estado de São Paulo e nomes como Vera Holtz, Isabel Teixeira e Susana Vieira, entre outros.

A primeira edição do festival "Jazz no Vale", contou com a presença de nomes como Derico, Chico Oliveira e Yuri Popoff Quarteto, entre outros. Com o evento, a produtora pretende colocar o Vale do Paraíba na rota do jazz, com shows cheios de swing que prometem não deixar ninguém parado.

CONFIRA A AGENDA:

30.set, 20h - Vanessa Moreno e Salomão Soares

A cantora e compositora Vanessa Moreno e o pianista, compositor e arranjador Salomão Soares celebram no palco a parceria de quase cinco anos. O mais expressivo dueto de jazz brasileiro da atualidade prepara um repertório diverso, com composições de artistas como Rita Lee, Jackson do Pandeiro e Guilherme Arantes.

03.out, 20h - Sintia Piccin e Power Band

A saxofonista e flautista Sintia Piccin apresenta seu show "Freedom of Mind", que abraça a liberdade musical e a exploração criativa, centrado no jazz e estendendo-se ao território fusion. A Power Band é composta por Richard Fermino (sopros), Fernando Amaro (bateria), Igor Bollos (guitarra), Jackson Silva (baixo) e tem a participação especial de Rayane Fortes (guitarra).

07.out, 20h - Projeto Tania Mara

Com Anette Camargo (voz/piano/teclado); Lael Medina (bateria/direção musical); Libero Dietrich (baixo elétrico) e Danilo Moura (percussão), este show é uma homenagem a Tania Mara, mulher negra brasileira, pianista, intérprete e compositora, que transpôs todos os preconceitos de sua época, tornando-se reconhecida mundialmente como uma das principais representantes da "música brasileira jazzística".

08.out, 20h - Carol Panesi e Fabio Leal

Formado por Carol Panesi no violino e Fábio Leal na guitarra, o duo tem como ponto de partida para a sua música a percussividade brasileira. No repertório de canções autorais,  permeiam ritmos como xote, jongo e carimbó, além de clássicos dos mestres Hermeto Pascoal e Jacob do Bandolim. Muita improvisação e espontaneidade, resultando em momentos singulares.

09.out, 20h - Lud Mazzucatti, Maysa Ohashi e Regis Paulino

Três dos mais importantes cantores da região conhecidos nacionalmente, Lud Mazzucatti, Maysa Ohashi & Regis Paulino do Serial Funkers estão juntos neste grupo formado para o "Festival Jazz no Vale". Idealizado pelo DJ Goulart, o show tem seu repertório recheado de jazz, funk e neo soul que balança a alma. Acompanha banda com Fernando Pontes (piano), Denner Miranda (percussão), Marcos Mello (bateria), Lucas Andrade (guitarra), Aleks França (baixo) e Reniton Carlos (saxofone).

10.out, 20h - Silvia Goes em Família, com Bia e Thiago Espírito Santo

Silvia Goes traz nesta noite um concerto carregado de emoção, apresentando composições próprias e releituras. Com repertório essencialmente brasileiro, ela sobe ao palco acompanhada de Bia Goes (voz) e Thiago Espirito Santo (baixo e guitarra), ambos com o maior dos laços afetivos que podem existir: são seus filhos. Um encontro que promete muito som!

SERVIÇO

Festival Jazz no Vale

Quando: de 30 de setembro a 10 de outubro, às 20h

Onde: Teatro Colinas (Av. São João, 2200, Jardim das Colinas, São José dos Campos/SP)

Entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados no dia de cada apresentação na bilheteria do teatro, a partir das 14h (limitado a 1 par de ingressos por CPF).