Aniversário de Silveiras conta com teatro lambe-lambe na Praça dos Tropeiros

Cidade receberá o espetáculo "Miniaturas na Caixa", do Grupo Teatro do Imprevisto e patrocínio do ProAC


O Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, abre sua temporada 2024 de apresentações nesta semana, na cidade de Silveiras. Referência no Estado nas linguagens de teatro de animação e de bonecos, a trupe joseense integra a programação de aniversário de 182 anos do município. Serão duas apresentações do projeto Miniaturas na Caixa, hoje (27) e amanhã, a partir das 15h, na Praça dos Tropeiros, no Centro, com entrada franca.

Em "Miniaturas na Caixa", quatro tropeiros conduzem o público com suas cantorias até as caixas cênicas, onde serão encenados mini-espetáculos, com cenários e bonecos em miniatura, trilhas ou efeitos sonoros, jogos de luz e sombra, que realçam as histórias e convidam o espectador a uma viagem por símbolos, lendas e outras manifestações presentes na cultura tropeira paulista.

"A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe-lambes, que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo é visto por um furo feito na caixa cênica. que permite espiar essa 'realidade em miniatura", explica o ator e produtor executivo Ricardo Salem. Cibele Tomaz, Vivian Rau e Izildinha Costa completam o elenco.

O projeto "Miniaturas na Caixa" tem o patrocínio do Programa Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Teatro lambe-lambe

Criada na região Nordeste, na década de 80, pelas artistas e baianas Denise do Santos e Ismine Lima, a técnica de teatro lambe-lambe lembra a de antigos fotógrafos, que visitavam praças, feiras livres e outros espaços públicos para fotografar e vender as imagens registradas a partir de suas caixas, apoiadas em tripés. 

A "língua" dos bonecos é outra curiosidade à parte: o gramelô, uma língua inventada, é um convite ao espectador para soltar a imaginação e a criatividade. O espetáculo terá acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).